domingo, 3 de outubro de 2010

WALL STREET: O DINHEIRO NUNCA DORME


NOTA: 8.
"Alguém me lembrou uma vez que eu disse "Cobiça é bom". Agora parece que foi legalizado." Gordon Gekko

O novo Wall Street é um pouco da mesma história contada no anterior, mas para novos públicos. Não estamos mais no período da Guerra Fria, mas a ganância norte americana não mudou. Acredito que a parte mais fantasiosa do filme é justamente um homem como Gekko estar saindo da prisão, quando na verdade todos os grandes nomes nunca tiveram algum tipo de punição. Bem, como todo filme constrói uma fantasia isso não é nada que não tenhamos visto antes.
Gekko (novamente Michael Douglas) sai da prisão depois de cumprir sua punição pelos crimes cometidos no primeiro filme. Quando todos os outros presos soltos junto com ele tem pessoas para buscá-los, ele faz sua saída solitária fora daquele lugar. Para reconstruir sua vida, escreve um livro que parafraseando algo que usou no original, onde dizia que "cobiça é bom". Seu livro se chama "A cobiça é boa?", e é o que agora lhe garante seu sustento, junto com palestras para jovens empresários.
Numa dessas palestras ele conhece Jake Moore (Shia LaBeouf), que pretende casar com Winnie Gekko, sua filha. Jake é a figura central do filme. Ele trabalhava em uma empresa que foi praticamente destruída por Bretton James (Josh Brolin). O dono da empresa, acaba se jogando nos trilhos de um metrô. Então Jake quer reconciliar sua noiva com seu pai, se vingar de Bretton e quem sabe ganhar alguns trocados no processo. Ele diz que está interessado em dinheiro, mas insiste muito numa empresa que pode criar uma energia mais verde. Com certeza existem negócios que podem ser mais lucrativos. Seus motivos parecem serem mesmo honestos.
Mas não se engane. Os tempos mudaram e agora Gekko é o herói do filme. Jake serve apenas para ligar as pessoas no filme. Ele se aproveita da morte de Lou, o dono da empresa e mentor do garoto, para se aproximar do garoto e quase tomar o lugar de Lou, mas nem todos querem serem mentores. Ele chega a admirar o suicídio de Lou (lembrando que era comum na crise de 1929 as pessoas se jogarem das janelas de seus escritórios). Ele considera aquele ato um ato de coragem.
Diferente do filme anterior, este não é uma crítica como o outro era. Esse parece querer mais contar uma história mais leve. Tem um tom muito mais ameno. Talvez Stone queira dizer que os tempos estão mais pacíficos. Longe da Guerra Fria. Ou será que o cineasta é quem mudou? De qualquer forma podia ser um pouco mais agressivo. Principalmente, Gekko podia ser mais agressivo. De qualquer forma ainda assim é uma boa história inteligente e muito bem fotografado.

11 comentários:

  1. vc ta enganado, nos EUA criminosos financeiros vão sim para a cadeia, o exemplo mais recente é o Madoff que pegou prisão perpétua.

    No Brasil sim, esses criminosos não vão para cadeia.


    Alessandro.

    ResponderExcluir
  2. Então correção feita.
    Valeu, Alessandro.

    ResponderExcluir
  3. Isso não é uma resenha....é uma sinopse...são coisas diferentes...

    ResponderExcluir
  4. sinopse
    si.nop.se
    sf (gr synopsis) 1 Obra ou tratado que apresenta em síntese o conjunto de uma ciência. 2 Descrição abreviada. 3 Compêndio, resumo, síntese, sumário. 4 Visão de conjunto.

    resenha
    re.se.nha
    sf (der regressiva de resenhar) 1 Ação ou efeito de resenhar. 2 Descrição minuciosa. 3 Enumeração cuidadosa e circunstanciada.

    Ou seja: o que eu escrevo é uma resenha crítica, já que coloco minha opinião sobre os filmes.

    ResponderExcluir
  5. eu achei essa resenha maravilhosa retrata bem o filme.parabens aos organizadores.e o resto da resenha???

    ResponderExcluir
  6. O resto?
    Quer que eu conte o filme inteiro?
    Não entendi.

    ResponderExcluir
  7. se contasse o filme todo
    mas eu ja sei quer q todos assistam
    coisa de besta só pra verem o seu filme

    ResponderExcluir
  8. Mas o filme nem é meu.
    Não ganho nada se as pessoas assistirem ou não.
    Só não quero tirar as surpresas de assistir o filme.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...