sexta-feira, 8 de outubro de 2010

THE RUNAWAYS - GAROTAS DO ROCK


NOTA: 6.
"Não ligue para elas. É você que os fãs querem. Você é a voz. É a sua cara nas camisetas." Scottie, para Cherie

Este é um desses filmes que deve tudo ao elenco que tem. No caso, principalmente aos talentos de Kristen Stewart, Dakota Fanning e Michael Shannon. Shannon, para quem não se recorda, foi indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante em Foi apenas um sonho, e aqui dá um novo show.
Na década de 1970, Kim Fowley, produtor musical, teve a sorte de reunir um grupo de meninas para formar uma banda de rock. Para sua sorte, as meninas eram muito talentosas e fizeram muito sucesso por poucos anos. Ele não tinha idéia se elas sabiam tocar, assim como Cherie Currie foi escolhida por sua aparência, não pela voz. Fowley não viu artistas, e sim produtos.
Apesar da banda ser composta por cinco meninas, a parte central do filme fica entre Joan Jett (Stewart), Cherie e o produtor. Segundo dizem, isso se deve pelo fato das outras integrantes não terem autorizado o uso de suas biografias para o filme.
Fowley, apesar de seu jeito andrógeno, é uma figura bem machista. Ele tem na cabeça que Rock pertence aos homens, então treina as meninas para se portarem de maneira masculinizada. Ele quer que a banda torne a platéia submissa, que tome conta do ambiente. Isso tudo com os ensaios acontecendo dentro de um trailer perdido no meio do nada.
Seja como for, sua idéia dá certo e rapidamente as meninas saem para fazer sua primeira turnê, e como uma boa história de rock (ou: como em TODAS as histórias de rock), essa é regada a muitos litros de bebidas e muitas drogas. Isso, ainda que esteja esclarecendo tarde, porque quando digo meninas, quero dizer que todas tem idades entre 15 e 16 anos. Claro que essa festa toda não pode dar muito certo e rapidamente elas se entregam muito ao vício. Em especial, Cherie. E tão rápido quanto elas fazem sucesso, começa a vir os problemas entre a banda.
O foco do filme fica praticamente todo dentro da turnê da banda. Apesar de parecer focar na vida pessoal de Jett e Cherie, apenas a vida pessoal desta última é usada, e mesmo assim muito mal. Talvez por o filme ser uma adaptação da biografia de Cherie. De qualquer forma, essa ausência de vida pessoal das outras integrantes deixa uma espécie de buraco no roteiro. Aí que entra a parte que digo que o talento salva o filme, porque os três atores entregam muito mais aos seus personagens que o roteiro tem a oferecer.
Podia ser um filme que mostrasse o rumo que a ausência dos pais deu a vida delas. Podia ser um filme sobre como a vida delas virou de cabeça pra baixo por causa da fama. Até mesmo sobre como o ego acabou esgotando a convivência entre elas. Acabou sendo sobre uma grande turnê com muito pouco de bastidores, o que faz o filme perder em profundidade. E depois de um tempo, o interesse. Pode ser uma boa pedida para quem goste de Rock ou da banda, mas não se pode esperar muito dele.

2 comentários:

  1. Olá tudo bom?
    Gostaria que algum de vocês fosse lá:
    http://webcineblog.wordpress.com/
    e comentasse na resenha ou "tentativa de resenha"
    obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Bem.
    Postei dois comentários no blog de vocês.
    Espero que tenha ajudado.

    Abraços.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...