terça-feira, 31 de agosto de 2010

ESPECIAL GODARD: ALPHAVILLE


NOTA: 9.
"Homens do seu tipo vão logo se tornar extintos. Você vai se tornar algo pior que morto. Vai se tornar uma lenda. "Professor Von Braun

Esta foi a primeira incursão do diretor na ficção científica, mas lembrando que o diretor sempre procurava manter seus orçamentos modestos depois da empreitada de O desprezo. Então, nada de grandes efeitos especiais e visual futurístico. Apesar do tema, este continua sendo um filme de Godard. Novamente ele conta com uma presença americana, Eddie Constantine, ator de filmes B de Hollywood e sua garota-símbolo, Anna Karina, para contar a história.
Constantine interpreta Lemmy Caution, uma espécie de espião que vai para a cidade de Alphaville pra cumprir uma missão de eliminar ou capturar o Professor Von Braun. O personagem Caution é emprestado de uma série de filmes populares na França, sempre interpretado pelo mesmo ator. É como se Godard tivesse apenas dando sequência a uma série de filmes. Ele ainda dirigiria outro filme com o personagem em 1991, já o ator ficaria preso a esse papel pelo resto da sua vida.
Alphaville é uma das cidades mais estéreis e opressores que o cinema já viu. O professor Von Braun criou um computador que dita como todas as pessoas da cidade devem viver. Claro que computadores não entendem de emoções, então todas as emoções são proibidas. Em uma cena, um homem pergunta se a personagem de Anna Karina, a filha de Von Braun está chorando, ela responde que não pois é proibido. Em todo lugar há uma bíblia, que na verdade é um dicionário que é constantemente atualizado. Todo dia ele tem palavras cortadas que foram consideradas proibidas.
Vale lembrar que Godard ainda não era o radical político que se tornaria mais tarde, por isso esse filme foi selecionado. É o filme mais político do diretor antes de chegar na fase realmente política. O personagem Caution está constantemente contra a política daquele lugar. "Nunca me tornarei um de vocês" ele exclama, e se vira contra tudo que aquele lugar representa. Talvez por isso o nome do professor pareça tão alemão. E também não por acaso somente as pessoas de fora achem que há algo de errado, os moradores não tem reclamações.
Infelizmente não se trata de um dos pontos altos da carreira. Faltam aquelas cenas maravilhosas que nos acostumamos a ver em seus filmes. Aqui, a única cena realmente marcante é quando Caution observa toda uma multidão de pessoas que ficam vendo execuções de pessoas que agiram de maneira "ilógica", como chorar no enterro da esposa e coisas do gênero. Tirando essa cena, não há outras que façam com que o filme seja tão marcante quantos os outros. Um detalhe importante a observar é a capacidade de transformar locações em Paris em um cenário futurista. Quase irreconhecível. Uma verdadeira mostra de que se pode fazer muito com pouco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...