sábado, 28 de agosto de 2010

ESPECIAL GODARD: UMA MULHER É UMA MULHER


NOTA: 9.
"Não sei se é uma comédia ou um drama, mas de qualquer jeito é uma obra-prima." Angela

Logo depois de sua estréia sensacional, Godard realizou seu filme seguinte estrelado por sua esposa, Anna Karina, Jean-Claude Brialy e novamente Belmondo (que ainda repetiria a parceria outras vezes). Aqui, o filme é declarado como um musical, mas em nada lembra os tradicionais musicais americanos, a próxima mú. E com todo o respeito a sica no filme é usada para o pastiche. Karina que me perdoe, mas sua cena cantando no clube onde trabalha não tem nada de memorável. A atriz encontraria mesmo suas cenas memoráveis em seu próximo filme, Viver a vida, próximo filme do diretor que compõe esta lista.
Karina é Angela, uma stripper que mora com seu namorado, Émile (Brialy). O filme insinua que os dois não são casados, apesar de viverem como tal. Um dia ela chega de seu trabalho e avisa que quer ter um filho. Ele não quer e ela quer. O amigo dele, Alfred (Belmondo), não se incomodaria nem um pouco de engravidá-la. Na verdade, Alfred não esconde nem um pouco que cobiça a mulher do amigo, e ela chega a se aproveitar disso para colocar ciúmes em seu namorado.
Godard declararia que este seria seu "primeiro filme de verdade", como se Acossado fosse uma prévia do que estava para vir. Com certeza ele alcançou resultados tão bons quanto seu primeiro filme em filmes posteriores, mas não foi aqui. As coragens narrativas de Godard ainda estão aqui. Algumas até mesmo são ótimas. Aqui ele já começava a dominar melhor as técnicas narrativas do cinema. A maior prova disso são as cenas filmadas no interior do apartamento do casal. Somente Godard saberia filmar como Godard.
Talvez o sucesso repentino tenha subido a cabeça do diretor. Talvez ele tenha ficado muito pretencioso. De qualquer forma este ainda é um grande filme. E se isso apenas não conta, este é um grande filme de GODARD, e isso deve contar muita coisa. Ainda que tenha suas falhas, é um filme de narrativa maravilhosa. Não tem a perfeição de outros trabalhos do diretor, mas esses detalhes devem contar para muita coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...