domingo, 4 de outubro de 2009

UP - ALTAS AVENTURAS



NOTA: 9,5.
“Sabe, Carl? As pessoas vem aqui e todas têm ótimas histórias. Um sobrevivente fazendo um mapa. Uma botânica catalogando plantas. Um velho levando sua casa para as Cachoeiras do Paraíso. Esta é a melhor até agora. Mal posso esperar pra saber como termina.” Charles Muntz

Eu achava impossível o que a Pixar vinha fazendo. A cada novo filme, eles entregavam um produto melhor que seu antecessor. A trajetória veio seguindo até chegar a Wall-e, um dos melhores desenhos que já vi na minha vida. Se não o melhor. Quem disse que ele não podia ser superado estava certo.
Não que Up seja um filme ruim. Pelo contrário, é maravilhoso.
Up é um daqueles filmes maravilhosos de se assistir. Apesar da sua história fantástica, é difícil não acreditar no que estamos vendo. Boa parte por conta dos personagens que são tão reais quanto em qualquer outro filme que você possa assistir. Com seus problemas e temperamentos.
Por isso que quando Carl amarra os balões na sua casa e sai voando, não achamos que haja qualquer coisa de muito anormal ali. Porque acreditamos no personagem.
Carl começa no filme como um garoto. Seu ídolo é Charles Muntz, um explorador. Ele conhece e se aproxima de Ellie, que também deseja explorar. Ellie tem o sonho de ir para Venezuela: O Paraíso das Cachoeiras. E Carl promete a levar lá algum dia. Eles se casam e montam sua vida juntos. Nunca esquecendo da Venezuela. Mas o destino sempre prega uma peça e eles acabam nunca conseguindo realizar a viagem. Até que Ellie parte. Isso contado num prelúdio quase todo mudo e maravilhosamente feito.
Carl então vive sozinho. Recluso. Sua casa é a única que falta para realizarem uma grande construção. Um dia, ele perde a cabeça e agride um funcionário da empresa. Considerado uma ameaça, ele deve ir para um asilo. Coisa que não deseja. Por isso amarra os balões para levar a casa para o Paraíso das Cachoeiras, como Ellie queria. Junto com o intruso Russel, que deve ajudar um idoso em alguma coisa para poder ser promovido nos escoteiros.
O que acontece na jornada dos dois, você terá que descobrir vendo o filme. Tem um toque que lembra um pouco um filme de Indiana Jones, com mistérios na floresta e tudo o mais.
Ainda que não tenha o toque especial de Wall-e, nem sua mensagem política, a Pixar novamente emenda um novo sucesso para crianças tanto quanto para adultos. Eles nunca esquecem o principal que é contar uma boa história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...