segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

O CAVALEIRO DAS TREVAS – THE DARK NIGHT


NOTA: 10.
Quando assisti no cinema pensei que era um dos melhores filmes do ano.
Agora que revi, confirmei minha opinião.

O filme é um deleite pra qualquer espectador.
Tem um dos melhores e mais perturbadores personagens do cinema, magnificamente interpretado por Ledger. É um triller policial de fazer se segurar na poltrona. Tem um bom roteiro. Cenas de ação espetaculares. Elenco impecável. Humor. Não falta nada no filme.

Acompanhamos a cruzada de Batman, ainda tentando livrar a cidade de Gothan do crime e corrupção. Desta vez ele conta com um aliado que pode fazer com que ele possa finalmente se aposentar: Harvey Dent. Ao contrário de Batman, ele seria o cavaleiro branco de Ghotan. O herói da cidade que não precisa usar máscara.

O problema no caminho dos dois é o psicótico Coringa. Atualmente, está virando modismo pessoas normais que fazem atos cruéis Só porque podem. Nolan volta aos tempos em que vilões eram psicóticos e o Coringa é o pior de todos. Ele não quer dinheiro ou fama. Ele quer caos. Só isso.

O elenco de apoio não é menos fabuloso. Eckhart brilha com seu Dent, que faz qualquer um esquecer o personagem de Lee Jones (assim como Ledger consegue apagar até a memória do monstro Nicholson). Ao seu lado estão um elenco de primeira linha, com coadjuvantes como Michael Caine, Gary Oldman e Morgan Freeman. Isso é outro acerto de Nolan. Cada peça do filme é fundamental, e sendo assim, ele se cerca dos melhores atores disponíveis.

Nolan tem um quê Hitchcockiano. Ele mostra controle absoluto do filme. Do roteiro á trilha sonora, tudo funciona muito bem. O roteiro então é outro caso à parte. É excelente. E mesmo sendo violento, passa uma idéia boa, que ainda há bondade no coração das pessoas. Em tempos de filmes onde só há violência sem sentido, O Cavaleiro das Trevas é um alento no cinema.
Se for indicado aos oscars de melhor filme, diretor e ator coadjuvante (ou mesmo de principal) para Ledger, não seria nenhuma surpresa.

Imperdível.

2 comentários:

  1. FILMAÇO e com certeza, o MELHOR DE 2008. E acredite, o que mais me impressionou no filme foi certamente a caracterização e a performance de Heath Ledger, superando o CRAQUE Jack Nicholso - e que já por isso, merecia algum prêmio pela atuação).

    O roteiro foi muito bem elaborado e a coesão narrativa e a montagem do filme, me lembrou não filmes de super-heróis, mas aqueles policiais modernos e frenéticos, como Fogo contra Fogo, por exemplo.

    Assim como Ledger, outro que merece destaque pela atuação é Aaron Eckhart e aquele efeito excepcional em seu rosto deformado.

    Filme para se ver e rever. Talvez, a produção sobre um super herói nos cinemas... esperemos Watchmen!!!

    Abs,

    ResponderExcluir
  2. Eu quis dizer: "(...)Talvez, a MELHOR produção sobre um super herói nos cinemas... esperemos Watchmen!!!"

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...