terça-feira, 2 de dezembro de 2008

PERSEGUIDOR IMPLACÁVEL – DIRTY HARRY


NOTA: 8,5.
Harry Callahan é um policial á moda antiga que não se encaixaria nos dias de hoje. E simplesmente porque ele não segue as regras que deve seguir. Ele não está preocupado com regras, está preocupado com justiça. E é isso que ele faz, o trabalho sujo que nenhum outro policial quer fazer. Por isso todos os chamam de Dirty (sujo) Harry. Policial que patrulha as ruas de São Francisco. Se fosse filmado hoje, Harry seria expulso da polícia nos primeiros 15 minutos, ou então o personagem teria que ser psicologicamente perturbado. Então devo supor que o filme foi realizado quando deveria ter sido realizado.

Mas não se engane, se trata de um dos melhores filmes policiais. O filme conta a história de um psicopata que mata pessoas até que o prefeito pague o dinheiro que ele pede. Em seu encalço: Harry. Harry arromba portas, bate em pessoas e até tortura o prisioneiro para conseguir o que quer. E consegue. E quando tudo o mais falha, ele vai fazer justiça nas horas vagas.

Ao final, ele ignora seus superiores e vai atrás do psicopata por conta própria. Com o caso resolvido, ele joga fora seu distintivo. Ele tentou fazer pelas regras, mas tudo lhe virou as costas. Ao final, você deve pensar, Clint realmente é um cara durão. Já imaginou outra pessoa pra apontar um Magnun pra você e dizer: “Eu sei o que você está pensando: ‘Ele atirou 6 vezes? Ou só 5?’. Pra te dizer a verdade, no meio de toda essa emoção, eu acabei perdendo a conta. Mas sendo isso uma Magnum 44, o mais poderoso revólver do mundo, que pode arrancar sua cabeça fora, você tem que se fazer uma pergunta: ‘Eu me sinto com sorte?’ Bem. Se sente com sorte, punk?”. Não deve dar pra fingir esse tipo de coisa...

Um comentário:

  1. Cara, eu acabei de ver esse filme AGORA... já o tinha assistido pela primeira vez há muito tempo, quando ainda era garoto, e como encontrei um link na net para o download do filme, acabei assistindo novamente! E QUE FILMAÇO!!!

    Realmente, para os padrões dos filmes policiais de hoje, cheio de perseguições, lutas e explosões, "Dirty Harry" não empolgaria tanto. Pelo menos, não para essa nova geração tão acostumada com esses elementos que citei... mas o filme tem uma alma fria e crua, como muitos filmes atuais não tem mais.

    E Harry Callahan - o "Sujo" Harry - é um PERSONAGEM FANTÁSTICO!!! Muito bem interpretado por Clint Eastwood. A sequência do assalto ao banco quando ele diz pela primeira vez a frase que vc escreveu e a cena onde ele aparece em pé, no alto de uma ponte, distante, olhando para o psicopata dentro do ônibus escolar, são de arrepiar!!!

    Um ótimo filme! Também daria essa mesma nota que vc deu. O final tb é emblemático, muito bom.

    Também possuo um blog de cinema (www.comentandocinema.blogspot.com) onde praticamente ninguém comenta, e espero com sinceridade que vc possa aparecer por lá e se quiser, escrever algum comentário em minhas resenhas... eu ficaria contente! Pois poderia te linkar e ainda seríamos amigos!!!

    Um grande abraço e Feliz Ano Novo...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...