quinta-feira, 11 de agosto de 2011

OS FILHOS DE KATIE ELDER - THE SONS OF KATIE ELDER


NOTA: 8.
- Eu quero ir com você. Podemos ser famosos como os irmãos Dalton.
- Eles são famosos, mas estão mortos.

Este é o filme do retorno de John Wayne aos cinemas. O ator tinha parado por um curto período para se tratar de um câncer. Tanto que para mostrar para seus fãs que a doença não o tinha afetado fisicamente, ele fez questão de realizar todas as suas cenas sem o uso de dublês. Que bom para ele e para os espectadores que seu retorno é um faroeste que apesar de despretensioso, é muito divertido com boas cenas de ação sob o comando de Henry Hathaway, diretor de Bravura indômita.
John Wayne é John Elder, um dos quatro filhos de Katie Elder, que já no início do filme aparece apenas sendo enterrada. Na história dos faroestes, existiu uma famosa Kate Elder conhecida como "Big Nose" (Nariguda) que era a amante do famoso pistoleiro John "Doc" Hollyday, como pode ser visto em Tombstone ou Wyatt Earp. A Katie do filme, entretanto, em nada deveria lembrar a Kate real, já que todos no filme dizem apenas as melhores coisas sobre ela, como se fosse a melhor mulher que já conheceram.
O mesmo não se pode dizer de seus filhos. Todos na cidade tem apenas as piores coisas a dizer sobre os Elder, que são vistos quase como uma quadrilha. Em especial John, cujas histórias podem ser ouvidas "a cada 10 metros". E, por conta do falecimento da mãe, eles estão unidos novamente, mas não é nenhum golpe que eles estão planejando, eles querem é saber as causas da morte do pai e porque Katie perdeu as terras para um rico homem da cidade.
Logo de cara sabemos que há algo de errado com os Hastings. Talvez seja porque pai e filho são interpretados por atores tão bons como James Gregory e Dennis Hopper, respectivamente. Nós sabemos, o xerife e grande parte da cidade também sabe, com exceção de seu ajudante que é muito novo e pensa apenas em prender os Elder. Mas o melhor é que sabemos que podemos deixar tudo para John Wayne descobrir com ajuda de Dean Martin. Nossa diversão é apenas assistir.
Há algo de diferente em Wayne em relação aos seus outros personagens de faroeste anteriores a este. Uma diferença mais evidenciada em Bravura indômita. Não que Wayne fosse ruim antes, mas aqui ele mostra algumas nuances que não demonstrava antes. Mudança para melhor que acabou lhe rendendo o Oscar no filme citado. Quando um de seus irmãos morre, e o outro está gravemente ferido, ele fica ainda mais comprometido com a vingança. E nós mais entretidos.
Não é o melhor exemplo, mas para quem gosta do gênero pode ser uma excelente pedida. Boas cenas de ação, outras boas cenas cômicas (a discussão dos irmão sobre lápides é ótima) e um elenco de grandes estrelas. E o principal: Wayne, o maior pistoleiro que o oeste já viu.

2 comentários:

  1. Acabei agora de ver o DVD. Um dos melhores filmes que já assisti. John Wayne e Dean Martin fazem uma dupla quase perfeita e o restante do elenco, especialmente George Kennedy, Mary Gordon, James BGregory e Paul Fix completam um time de primeira. Nota 10 para este filme sob a perfeita direção de Henry Hathaway, do qual não podemos esquecer True Grit. Rodolfo Corrêa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que eles fazem uma dupla melhor em "Onde começa o inferno".

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...