sábado, 20 de agosto de 2011

PROFESSORA SEM CLASSE – BAD TEACHER


NOTA: 7.
- As coisas vão mudar por aqui. Alguém tem algum problema com isso?

A primeira coisa que me veio à cabeça ao assistir a este filme, foi Escola de rock, história sobre um péssimo professor que usa as crianças da sua sala para ganhar um concurso de música. No final ele acaba gostando das crianças e tenta se tornar uma pessoa melhor. Não espere isso da personagem de Cameron Diaz, se ela vai começar a ensinar é porque tem alguma coisa pra ela própria ganhar com isso, porque em geral ela é má só porque pode ser. No máximo, podemos dizer que ela ficou menos má. E olhe lá.
Liz Halsey (Diaz) aparece no último dia de aula se despedindo de seus colegas. À primeira vista, ela parece uma doce professora, uma imagem que vai ser quase instantaneamente desfeita. Ela está saindo porque arrumou um marido rico que não ama mas de quem consegue arrancar muito dinheiro. O problema é que ele descobre e termina tudo com ela, que se vê obrigada a voltar a lecionar (uma profissão que ela não parece ter capacidade ou vontade de exercer).
Suas técnicas de ensino se resumem a ficar passando filmes em sala de aula enquanto dorme ou até mesmo ficar usando drogas escondidas na sua gaveta com fundo falso. Apesar disso, a verdade é que sua personagem não é a pior coisa do mundo. Fica no meio do caminho entre o muito detestável que se torna interessante e a pessoa boazinha que conquista. Mas o filme insere uma personagem que é vital e acaba se tornando a vilã do filme. Ao contrário de Halsey, Amy é a professora que faz tudo certinho e parece realmente se importar com seus alunos, mas ela é tão certinha que fica irritante. Nesse caso, a pior é melhor.
Elas começam a disputar. Seja pelo prêmio que é dado para a professora que tiver as melhores notas em uma prova aplicada em todas as escolas do país, que dá um bônus em dinheiro. Ou seja também pela atenção do novo professor interpretado por Justin Timberlake, um tipo tão ou mais irritante que Amy. A diferença é que Amy realmente se parece com ele, já Halsey sabe que ele é rico. Tanto que fica preterindo um professor de ginástico muito mais parecido com ela mas que não tem dinheiro.
Cameron Diaz é dotada de grande talento para comédias, por isso parece estranho que ela tenha tantos filmes bem sem graças. Mas parece aqui que ela consegue finalmente um papel que arranque risadas das plateias.Talvez parte da "culpa" possa cair em cima do resto do elenco, que não só sabem dar espaço pra Diaz brilhar como complementam muito bem as cenas. Em especial Lucy Punch como a maníaca Amy e Phyllis Smith como a amiga atrapalhada.
Pena que o roteiro conte com uns buracos enormes na história e deixa muitas coisas que acontecem sem qualquer tipo de explicação, mas pelo menos isso deixa o filme bem enxuto a ponto de não perder a graça, então não chega a ser de todo mal. Assim como é uma pena que apesar de não ter uma "redenção" da personagem não se consiga evitar o forçado (e anticlimático) final feliz. Ainda assim tem os méritos de fazer rir na maior parte do tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...