segunda-feira, 15 de agosto de 2011

HITCHCOCK TRUFFAUT 15: VALSAS DE VIENA - WALTZES FROM VIENNA (1933)

Para ler o que já saiu de Hitchcock Truffaut, clique aqui.


NOTA: 4.
- Por que diz isso? Eu desisti de todos os meus sonhos por você.

Neste ponto, Hitchcock diz ter alcançado um ponto delicado da sua carreira, ainda que só tenha percebido isso anos mais tarde. Nessa época, ele tinha uma péssima reputação e estava em baixa, mas estava convencido que era um diretor de cinema e abstraía o que as outras pessoas pensavam sobre ele. E o que algumas pessoas pensavam é que sua carreira já estava acabando. Como prova, seus dois filmes anteriores tinham sido grandes fracassos.
O filme conta como Johan Strauss Jr. compôs sua mais célebre música. É uma besteira sobre como seu pai não reconhece seu talento e ele acaba se tornando um padeiro ao lado de sua esposa. Para a sorte dele, uma condessa se esforça para que ele tente seu sucesso musical.
O maior problema são personagens pouco interessantes. Strauss não sabe o que fazer (para não dizer que ele é um banana), seu pai é um resmungão e a mulher extremamente insegura e irritante. Com personagens assim, realmente não há muito do que se esperar do filme.
Como o próprio diretor declara: "Era um musical sem música, muito barato. Não tinha nada a ver com meu trabalho habitual."
O diretor reconhece que não dava a devida atenção que os filmes requeriam. Ele diz que fazer um filme é como construir uma casa, o diretor deve antes de tudo lhe dar uma base, que é a concepção do filme. Não se trata da história, é uma etapa anterior. Se a concepção for boa, algo de bom pode sair dali. É a questão de se sentir confortável com o projeto. Por isso que no filme seguinte, ele se certificaria de que estava confortável o suficiente para dirigir. 
Ao contrário do que as pessoas pensavam, que sua carreira já era, seu declínio aos 30 anos era apenas aparente. Ele termina de filmar esse filme, que considera muito ruim, faz um exame de consciência sério e parte para filmar seu próximo projeto, que seria um novo sucesso. Seu maior sucesso em todo o tempo que esteve filmando na Inglaterra, a primeira versão de O homem que sabia demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...