sábado, 23 de abril de 2011

O FILHO DA NOIVA



NOTA: 8,5
- Eu não assisto filmes argentinos. Trabalho o dia inteiro. Você sabe como é.
- Eu não assisto realidade argentina.

No ano de 2002, a academia premiava o insosso Uma mente brilhante como melhor filme do ano, que apenas confirmava seu (fraco) favoritismo. Na parte de filmes estrangeiros, a briga era muito mais interessante. O premiado acabou sendo Terra de ninguém, mas estavam também na briga os ótimos O fabuloso destino de Amélie Poulain e este O filho da noiva.
Aqui, acompanhamos a relação entre homens e mulheres de diferentes épocas. O filme se passa em apenas uma época, apenas que dizer que os homens nasceram em épocas diferentes. O filho da noiva é Rafael Belvedere (Ricardo Darín), pai divorciado que tenta tocar o restaurante familiar em plena crise econômica. Por conta da crise, o trabalho de manter o restaurante se tornou quase impossível e consome o tempo e a vida de Rafael.
De outra época é seu pai, Nino Belvedere (Héctor Alterio). Sua esposa, mãe de Rafael, tem alzheimer e está internada num asilo já que requer tratamento especial, mas isso não impede Nino de visitar sua esposa todos os dias, com uma paixão tão impressionante mesmo depois de tantos anos que emociona, mas que ainda assim não consegue inspirar Rafael e fazer a mesma coisa. Apesar de tão bom exemplo, Rafael é incapaz de ficar realmente íntimo com sua namorada, Naty.
Nem um infarto faz com que Rafael mude sua atitude. É somente depois de um segundo susto que ele percebe que sua vida deve realmente tomar novos rumos. Ele passa a visitar mais sua mãe, vende o restaurante e tenta passar um tempo mais tranquilo com sua filha. Mais importante, tenta atender um pedido de seu pai. Apesar de seu pai estar junto de sua mãe por 44 anos, eles não se casaram. Foi a única coisa que não deu para ela, e é o presente que deseja dar agora.
Rafael estava brigado com sua mãe. Eles tiveram um desentendimento alguns tempo antes por conta de ela achar um erro ele ter largado a faculdade de direito. Ela achava um erro pro futuro dele. Talvez por isso ele tenha aceitado o desafio de reerguer o restaurante da família. E justamente quando consegue colocar o restaurante e a sua vida nos eixos, vem essa doença maldita e faz com que seu esforço nunca seja apreciado pela mãe. Talvez por isso ajudar com esse casamento seja uma forma de deixar sua mãe feliz de algum jeito, mesmo que seja por um curto intervalo de tempo. Porque talvez isso faça parte do rumo que ela queria pra vida dele.
Darín está muito bem no papel do homem enfrentando a crise de meia idade. Além disso está muito bem acompanhado por um elenco afiado e muito competente. Mas o destaque vai para esta deusa chamada Norma Aleandro no papel da mãe de Rafael. Em todas as visitas de Nino, ela está com uma cara impassiva, perdida. Mas consegue fazer seu rosto e olhos brilharem a cada vez que vê seu companheiro. É impresssionante como pode se dizer tanto sem falar nada. Ela consegue nos dizer que ama aquele homem só com um olhar.
Um filme muito bonito e com performances primorosas. Uma história que pode ser vista e revista, com seus momentos engraçados e com muitos momentos emocionantes. Um belo trabalho do diretor Juan José Campanella, que depois nos brindarias com os também ótimos Clube da lua e O segredo de seus olhos.

7 comentários:

  1. Oi,

    Gostei muito da postagem!!

    Abraços...

    Kleber

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Kleber.

    Espero que continue acompanhando.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Esse é daqueles que nos dá inveja da universalidade que o cinema argentino consegue imprimir nos seus filmes, enquanto aqui no Brasil, praticamente só sabemos fazer policiais bons

    ResponderExcluir
  4. Não acho que sejam apenas policiais.
    Dhalia consegue fazer dramas ótimos, só não saem em 300 salas...

    ResponderExcluir
  5. Estou super interessada, como devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá pra encontrar o filme em várias locadoras. Até mesmo nas onlines. Você encontra também para compra em diversos sites. Se entende espanhol, no youtube o filme está disponível integral: http://www.youtube.com/watch?v=ZPIPsthe1D0

      Abraços.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...