terça-feira, 5 de abril de 2011

TRAGAM-ME A CABEÇA DE ALFREDO GARCIA


NOTA: 9.
- Um milhão de dólares para quem me trouxer a cabeça de Alfredo Garcia.

Alguns filmes impressionam pela sua beleza. Ou por uma história bonita ou até mesmo por lindos enquadramentos de tirar o fôlego. Este filme é totalmente o oposto desse tipo de filme. É uma história bizarra filmada de forma a nunca querer parecer que há algo bonito no filme. Seu conteúdo controverso fez com que o filme fosse proibido na Alemanha, Suécia e Argentina depois de seu lançamento.
Logo no início do filme vemos uma mulher, menina ainda, na beira de um lago. Sua barriga indica que está grávida. Ela é levada perante seu pai e tem seu braço quebrado para que informe a identidade do pai da criança que vai nascer. Ela diz que o filho é de Alfredo Garcia, e seu pai, algum bandido cercado de capangas, oferece 1 milhão de dólares pela cabeça dele.
A notícia chega ao ouvido de Bennie (Warren Oates), que conhece Alfredo e chega a  um acordo com os homens que o procuram. Como Alfredo está aparentemente morto, ele levará a cabeça em troca de 10 mil dólares. Parece ser uma quantia suficiente para ele começar uma nova vida, mas para isso ele precisa de sua antiga namorada que estava envolvida com Alfredo. Juntos, eles partem para procurar o corpo daquele homem tão procurado.
A busca o leva somente para a desgraça. Nada de bom acontece em sua bizarra odisséia. Apesar de não procurar violência, é somente isso que ele encontra em seu caminho. Até mesmo sua companheira parte. Em determinado momento, não é mais o dinheiro que o motiva a seguir adiante. Ele quer saber porque Alfredo Garcia é procurado. E se esse motivo é forte o suficiente para valer a morte de tanta gente pelo caminho e o dinheiro oferecido.
Engraçado é que a relação mais duradoura que existe no filme é entre Bennie e a cabeça de Garcia. Os "dois" são os que passam mais tempo juntos e Bennie acaba criando uma espécie de relação com Garcia. Eles até mesmo amaram a mesma mulher. Há uma espécie de cumplicidade entre os dois. Como é comum nos filmes de Peckinpah, não é um final feliz que nos espera no final. Nem haveria espaço para isso nessa narrativa.
Acredito que a maioria das pessoas não vá gostar desse filme. Talvez achem violento demais, talvez bizarro demais. Ainda assim acho interessante ver filmes que fujam do padrão. E esse filme faz isso com muita competência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...