quinta-feira, 31 de março de 2011

JANE EYRE (1943)


NOTA: 7.
- Nosso princípio não é mimar o corpo, mas fortalecer a alma.

Adaptado do livro de Charlotte Bronte, acompanhamos a heroína título desde a sua infância. Ela mora com uma tia de quem não gosta que lhe oferece a chance de ir estudar numa espécie de internato. Jane fica feliz de poder sair daquela casa e acha que aquela é a sua chance de felicidade. Tanto que quando põe os pés fora da casa diz coisas horríveis para a sua tia e diz que jamais tornará a vê-la novamente. Mal sabe ela que o pior ainda estava por vir.
O tratamento que tinha na casa da sua tia não era nada comparado ao que ele encontra em Lowood. Em seu primeiro dia, o diretor a obriga a ficar de pé um banco. Não só ela é tem que ouví-lo dizer que é uma das piores crianças do mundo, como não pode sair daquele banco e nem nenhum criança pode sequer falar com ela. A única que se arrisca a lhe dar um pouco de pão é Helen (interpretada por uma Elizabeth Taylor ainda criança que sequer tem seu nome creditado). As duas viram amigas rapidamente, mas uma punição imposta pelo diretor da escola acaba levando Helen a ficar muito doente, e eventualmente ela morre.
Dez se passam sem que a gente saiba o que aconteceu. Jane (Joan Fontaine) está para sair do colégio, mas o diretor insiste que ela permaneça para se tornar uma professora. Ela não tem intenção de permanecer. Talvez porque ela não possa ver outras crianças sendo tratadas como ela foi tratada. O filme não explica muito bem, já que a história parece ter sido mutilada para servir a história. E o principal na história é fazer com que rapidamente apareça em cena Orson Welles como Rochester, o novo empregador de Jane, que a contrata para cuidar de sua protegida, Adele.
Apesar de Rochester ser gorsso e mandão, como o diretor da escola que ela odeia, Jane acaba se afeiçoando por ele. Ela não tem interesse em dinheiro, ela realmente se apaixona por ele e está disposta a casar com ele, mesmo com todos os mistérios que tem na casa e que ele pede para ela não fazer perguntas sobre o assunto. Não direi mais para quem não conhece a história poder ter suas surpresas.
O filme é dirigido por Robert Stevenson, que ficou mais conhecido por filmes como Mary Poppins ou as aventuras do fusquinha Herbie. O diretor mostra uma mão muito pesada na direção e parece a todo momento transformar o filme em um filme de horror. Todas as cenas de noite tem uma espessa neblina e uma música horripilante. Toda uma atmosfera que não combina com a história do filme.
Além disso a escolha de Orson Welles não parece ser tão acertada assim. Nada contra sua atuação, ele realmente é um ator monstruoso (apesar de eu ter alguma dificuldade de ouvir algumas coisas que ele diz), mas é uma figura grandiosa demais para o papel. Jane Eyre é jogada para segundo plano, ficando sempre ás sombras de Welles. Por melhor que ele seja, o livro não se chama Edward Rochester.
Apesar de meio irregular (tanto que a cena do internato não parece ligada com o resto do filme, mas sim parece um filme à parte), vale a pena uma conferida. Seja pela história interessante ou mesmo pela presença de Welles. Há versões mais recentes do filme, eu fico com a antiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...