sexta-feira, 4 de março de 2011

JULIE & JULIA


NOTA: 6.
- Eu não estou brincando com você. Alguém vai publicar seu livro. Alguém vai ler seu livro e perceber o que você fez. Porque seu livro é incrível. Seu livro é uma obra de um gênio. Seu livro, vai mudar o mundo.

Meryl Streep é considerada por muitos como uma das melhores atrizes de todos os tempos. Os mais pessimistas podem dizer que ela é a pior perdedora do Oscar, já foram 16 indicações em que ela venceu apenas duas vezes. Um dos motivos, são indicações por filmes como esse. Claro que ela faz um trabalho competente como sempre, mas não é uma interpretação tão arrebatadora assim. Talvez a academia fique tão ansiosa pra homenageá-la, que com certeza é a maior atriz viva, que qualquer atuação lhe vale uma indicação. Aqui, ela se junta a Amy Adams, que já acumula 3 indicações sem vitórias.
Vamos ao filme que é baseado na vida de duas mulheres que existiram. Acompanhamos a vida das duas em época distintas. Julia se muda para Paris para acompanhar o marido que trabalha na embaixada. Cansada de ficar sem fazer nada, ela tenta diversos cursos para aprender alguma coisa, até que vai parar num curso de culinária avançada em uma sala onde só tem homens. Julie tinha uma carreira promissora, mas acabou tendo que trabalhar em um cubículo atendendo telefonemas o dia inteiro.
O que as une é a culinária francesa e o desejo de compartilhar esse conhecimento com as outras pessoas. Julia, através de um livro. Julie, através de um blog na Internet. O desejo das duas, porém, é bem diferente. Julia quer um livro que seja revolucionário, que mude o mundo, talvez. Julie quer apenas elevar sua abalada auto estimada. Julia leva 8 anos para terminar o livro e tentar publicá-lo, Julie quer pegar todas as 524 receitas do livro e cozinhá-las em um ano.
As duas são, aparentemente, adoráveis, mas depois de um tempo as duas começam a ficar irritantes. Uma com suas obsessões de querer fazer tudo perfeito e outra que é insegura demais e tem crises pelos motivos mais bobos. De qualquer forma é o leva o filme adiante.
Geralmente os filmes que mostram culinárias, tendem a deixar o espectador com vontade de comer aquelas comidas maravilhosas, ou pelo menos com vontade de conhecer aquela culinária. Este filme, escrito e dirigido por Nora Ephron, falha nas duas coisas. Em nenhum momento fico interessado pelas comidas do filme. Nem com vontade de conhecer nenhum prato ou coisa parecida da culinária. Uma pena.
O que realmente me incomodou no filme, porém, foram os maridos. Mesmo quando os atores principais não são tão bons assim, bons coadjuvantes poderiam ajudar. Mas os maridos nesses filmes são nulos e mais desinteressantes ainda, apesar de terem papéis relativamente grandes. Paul (Stanley Tucci), marido de Julia só serve para dizer o quão maravilhosa sua esposa é. E, claro, quão boa é a comida dela. Eric faz o mesmo papel de apenas elogiar a comida de Julie, a diferença é que ele sempre parece um morto de fome comendo pizza na frente da TV.
Talvez com personagens mais interessantes eu gostasse mais do filme, mesmo sem me importar tanto com a comida. No geral, não gostei muito de descobrir como a cozinha e a literatura, mudou a vida dessas duas mulheres. O filme tem seus momentos de graça, mas não chega a ser bom. De qualquer forma, valeu outra indicação para Streep.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...