quarta-feira, 9 de março de 2011

O ÚLTIMO MESTRE DO AR






NOTA: 1.
- Não é por acaso que as pessoas passaram gerações procurando por ele. E agora, você o encontrou.

Certos pensamentos de produtores eu não consigo entender. Darren Aronofsky fez O lutador com um orçamento de 6 milhões. Apesar de ter saído num circuito muito pequeno, o filme rendeu quase 30 milhões nas bilheterias além das ótimas críticas que recebeu. Ainda assim, ele teve apenas 13 milhões para realizar Cisne negro que já rendeu, e ainda está rendendo, mais de 100 milhões nas bilheterias e o prestígio de ser indicado para um Oscar. Agora M. Night Shyamalan teve um orçamento para Fim dos tempos de 40 milhões, consegue apenas 60 de bilheteria e uma indicação ao Framboesa de Ouro. Apesar do fracasso, ele teve para este filme 150 milhões, faturou 130 e desta vez a premiação do Framboesa. Se eles queriam apostar no fracasso, realmente fizeram um bom trabalho.
Pela primeira vez adaptando um material, Shyamalan consegue se sair pior do que quando cria seus próprios filmes. Aqui, no caso, é baseado em um anime chamado Avatar (menino interpretado por Noah Ringer), sobre uma criança que pode controlar os 4 elementos. Aqui, a criança estava congelada por um século ou mais e foi encontrada por dois adolescentes, Sokka (Jackson Rathbone) e Katara (Nicola Peltz), está última uma manipuladora de água.
O filme se passa no futuro, depois que o homem acabou de devastar a Terra. A única forma de sobreviverem, foi através da manipulação dos elementos. Quem mantinha o equilíbrio dos elementos era o Avatar. Como ficou muito tempo congelado, a Terra foi dominada pelos manipuladores do fogo. Zuko (Dev Patel), só pode voltar para sua nação se trouxer com ele o Avatar, por isso passa o filme tentando capturá-lo.
O resto da trama não vale muito a pena comentar. Ela é tão confusa que Katara tem que narrar o filme inteiro para os que não são fãs do desenho (considerando que pelo menos esses conseguiram entender) possam entender o filme. Por que as coisas acontecem? Eu diria que acontecem para ter cenas de ação.
Aí entra um dos maiores problemas do filme. Como tudo se passa por manipulação de elementos, as pessoas não lutam realmente. Elas fazem umas danças esquisitas misturadas com golpes de kung fu para poder manipular os elementos, e fica basicamente só nisso. Um dança e lança fogo, o outro dança e apaga com água e por aí vai.
Esse não é o único dos problemas. Eu nunca tinha assistido o desenho, mas procurei alguns episódios no youtube. O desenho tem cores vibrantes, é bem colorido. O que torna os absurdos da trama passarem desapercebidos. Shyamalan fez seu filme sombrio demais. Algumas cenas são tão escuras que não consegui ver detalhes de nada no filme. Mas o pior de tudo é que os efeitos especiais são tão ruins que estragam o que deveria ser o trunfo do filme: as manipulações.
Não posso dizer que os atores são ruins, já que não conheço a maior parte, mas todo o elenco está péssimo. Mesmo os atores que eu conheço não estão bem, apesar de já os ter visto atuando bem em outros filmes. Difícil dizer se tratar de uma escolha ruim ou até mesmo pela falta de um material que possa dar um suporte aos atores. Nenhuma fala do filme é dita com convicção. Até mesmo Patel se propõe apenas a ficar gritando o filme inteiro.
Mesmo para pessoas que gostam de filmes como Transformers, esse filme está um patamar abaixo. Ele não só entedia como aliena as platéias. Os vilões não são assustadores como deveriam ser. Não há nada que nos envolva no filme. Espero que o título seja verdadeiro, e este seja o último.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...