quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

AVATAR


NOTA: 10.
"Está tudo ao contrário agora. Como se lá fora fosse o mundo real e aqui fosse um sonho." Jake Sully

Deixe eu tentar colocar de uma forma que não vá gerar dúvidas: Avatar não é o melhor filme já feito, mas com certeza é o espetáculo visual mais impressionante já criado na história do cinema. Tudo no filme, visualmente falando, faz com que o espectador fique impressionado e babando. Avatar não é um filme a ser visto, é uma experiência a ser vivenciada por qualquer pessoa que tenha alguma afinidade por cinema. E que essa experiência seja feita em 3D.
Isso poucas vezes aconteceu na história do cinema. Não é sempre que um filme pioneiro consegue esse efeito. James Cameron não é o primeiro a utilizar as tecnologias usadas no filme, mas com certeza é o que as usou com mais propriedade de forma a se tornar um divisor de águas.
Exemplificando: Griffith não foi o primeiro a realizar um longa metragem, mas foi seu O nascimento de uma nação que lhe deu o título de "pai do cinema". O cantor de jazz não foi o pioneiro no uso do som, mas foi o que mostrou a todos como o som poderia ser utilizado de maneira plena. Orson Welles com seu Cidadão Kane mostrou os caminhos que todos os filmes modernos seguem hoje. Star Wars deu início a era dos blockbusters e dos efeitos especiais.
Talvez um dia alguém vá dizer que foi Cameron que lançou o primeiro filme em 3D. Com certeza todos sabemos que isso não é verdade, mas com certeza é o primeiro filme que REALMENTE valha a pena ser visto nessa tecnologia. Lembro de ter comentado no final de Up como os filmes 3D não tinham nada demais. Eram filmes que simplesmente tinham alguns detalhes que pulava da tela. Não aqui. Se trata de um filme que foi planejado para ser visto com os óculos tridimensionais. Muitos podem me chamar de herege por comparar Cameron a Orson Welles, mas assim como o segundo revolucionou o cinema com uma nova profundidade de campo (uma maneira de o filme não aparecer tão "achatado", compondo cenários e pessoas para dar uma nova dimensão na tela), o primeiro não fica atrás e reinventa essa profundidade.
A história é um clichê bem amarrado. Eu nada tenho contra clichês, nem acho que deveriam incomodar muita gente. Afinal, tem um motivo para terem sido transformados em clichês: eles funcionam.
Jake Sully (Sam Worthington) é um fuzileiro que por conta de um acidente está preso a uma cadeira de rodas. Uma nova chance aparece para ele depois da morte de seu irmão gêmeo. Como os avatares, seres embrionários com DNA misturado de humanos e alienígenas, são ligados ao DNA dos cientistas, Jake é o único capaz de se ligar ao do seu irmão. É assim que ele vai parar em Pandora, lugar inóspito e que, segundo o Cel. Quaritch (Stephen Lang), faz com que tenha vontade de ir para o inferno tirar férias.
O interesse dos humanos nesse planeta é uma pedra vendida a preços altíssimos na Terra. Em sua primeira saída, Jake se perde e é salva por Neytiri (Zoe Saldana), com quem aprende os costumes do povo e se torna um deles. Povo que dorme em cima da maior fonte das pedras pretendidas pelos humanos. Jake então deve se decidir se deve ficar ao lado de seu povo de nascença ou do povo que o acolheu.
Para criar os Na'vi, Cameron foi além da tecnologia usada em O senhor dos anéis: o motion capture (captura de movimento), que deu vida ao Gollum e a desenhos como A Lenda de Beowulf e Os Fantasmas de Scrooge. Além do movimento, uma câmera foi posta na cara dos atores para melhor captar a expressão deles. O novo processo foi chamado de performance capture (captura de perfomance). O processo realmente faz a diferença e você realmente sente a atuação dos atores. O resultado é nada menos que perfeito.
O diretor disse que os efeitos iam revolucionar o cinema. Muitos duvidaram dele achando que seu ego estava inflado demais desde Titanic. Eu nunca duvidei que ele pudesse revolucionar (novamente) o cinema. Sempre me lembro dos efeitos que O segredo do abismo e O exterminador do futuro 2 tiveram em mim quando os assisti no cinema. Em especial o segundo, que acredito paracer mais com este. Com certeza ainda verei o filme novamente no cinema. Só fiquei com uma dúvida: James Cameron recuperou seu posto de "rei do mundo" ou agora ele está ampliando seus domínios e será proclamado "imperador do universo"? De qualquer forma, é bom saber que ainda existem pessoas que podem gastar centenas de dólares e ainda fazer um filme.

4 comentários:

  1. Nota 10 já é demais, né? Rs... O filme tem um visual fantástico e, com certeza impressiona, mas deu um soniiiiinho... rs. Sem falar na dor de cabeça pós-filme por causa do 3D. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Cada um tem sua opinião, né?
    Grande parte da nota foi pela revolução técnica, em especial pelo uso do 3D. De qualquer forma era uma boa história a ser contada e ganhou o Globo de Ouro de melhor filme.

    ResponderExcluir
  3. Nossa eu realmente amei o efeito visual do filme. A história não é nossa que história...mas é um filme para se sentir... E tive oportunidade de ir no cinema em maringa, onde eu moro MT, não possui cinema em 3 D somente na capital...enfim foi maravilhoso e lindo...e gosto da frase...Eu vejo você!

    ResponderExcluir
  4. Uma pena que não pode assistir em 3D, foi o que mais me encantou.
    Assisti depois em 2D na minha casa e grande parte do filme perdeu o encanto.
    rs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...