domingo, 24 de abril de 2011

05 - ESPECIAL ELIZABETH TAYLOR: ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE

Está chegando a postagem de número 300 deste blog. Como já fiz anteriormente, a comemoração do blog é a homenagem a alguma lenda do cinema. Da outra vez, a postagem de número 200 brindava 10 filmes do diretor francês Godard.
Para comemorar a chegada da 300ª , resolvi homenagear a que foi uma das maiores , se não a maior, estrelas do cinema: Elizabeth Taylor. O tipo de estrela que Hollywood não faz mais. A atriz faleceu em março deste ano, para a tristeza do mundo. Aqui, separo cinco filmes da atriz. Os filmes estão dispostos por ordem cronológica. Comecemos a contagem regressiva.




NOTA: 10.
- Dinheiro não é tudo.
- Não é quando você o tem.


O primeiro filme da lista, é um dos melhores filmes da atriz e um dos maiores sucessos da Warner Bros. em muitos anos. Antes do surgimento dos blockbusters, claro. Os números foram tão impressionantes, que não foram batidos até o lançamento de Superman, mais de 20 anos depois. Este filme também é conhecido por ser o último filme de James Dean. O ator morreu em um acidente de carro antes do seu lançamento. Pelo menos sua despedida foi num grande filme.
O filme é quase um documentário sobre como os barões do gado se transformaram em magnatas do petróleo. Nós acompanhamos toda a transformação através dos olhos da personagem de Taylor, Leslie. Primeiro como funcionavam aquelas terras em um sistema praticamente feudal, para vermos as transformações e o individualismo dando lugar a uma horda de trabalhadores.
Leslie se casa com Jordan Benedict (o também saudoso Rock Hudson) e os dois se mudam para um rancho isolado. A princípio ela não gosta da mudança, mas assim como aprende a amar seu marido, ela aprende a gostar daquele lugar. Lá, Jordan tem seus atritos com um capataz que trabalha para ele, Jett Rink (James Dean). Num acordo, ele dá a Rink uma pequena parte de sua terra. A princípio ele acha que Rink não vai conseguir muita coisa naquele espaço de terra, mas é Rink que perfura e descobre petróleo pela primeira vez. Não só ele começa toda a produção de petróleo naquela área, como se transforma no primeiro magnata do petróleo.
É apenas uma questão de tempo até que todos fiquem adeptos da nova onda. É difícil ignorar a quantidade de dinheiro que é gerado por aquela prática. Até mesmo Jordan, apesar de resistir o máximo que pode, se vê tendo que aderir. A corrida desse "ouro negro", transforma totalmente a cidade e até mesmo os habitantes.
Outras tramas permeiam a história, mas o grande mérito é não ficar um filme arrastado apesar da sua duração. Grande parte da "culpa" é da habilidade do diretor de transformar cada tomada em um espetáculo visual impressionante. Cada cena, e cada enquadramento, é tão bem trabalhado que ficamos arrebatados a cada momento.
O elenco foi muito bem escolhido. Rock Hudson é o personagem que menos muda. É um homem de princípios e muito teimoso, e que no final do filme continua teimoso. Certas pessoas não mudam. Dean rouba a cena quando aparece. Ele é espirituoso e depois de ficar rico, faz uma espécie de milionário vulgar. Hoje, com certeza seria bilionário. Mas é Taylor quem brilha aqui. Como disse, acompanhamos o filme através de seus (belos) olhos. Ela é a essência do filme. Uma mulher também espirituosa mas muito sensível, que pouco a pouco no filme vai se transformando em uma mulher tolerante. É por filmes como esse, que ela mostra porque era a estrela maior. É competência em sua atuação misturado com uma beleza fora do normal. Apesar de na época muitas pessoas acharem que ela não sabia atuar.
Alguém escreveu que um grande filme deveria ser "grandioso e magnífico". Se for assim, este é com certeza um grande filme. Talvez o melhor dessa estrela e um ótimo começo para a lista.

3 comentários:

  1. Esse filme é massa, vi há pouco tempo, muito legal mesmo Grande Liz Taylor, papel de parede do meu pc...

    ResponderExcluir
  2. Sem sombra de dúvidas... filme magnifico e muito bem produzido e de grandes atuações como: Liz, Rock, Din..

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...