quarta-feira, 19 de agosto de 2009

SETE VIDAS


NOTA: 4.
Ben Thomas - “Teve um suicídio.” Operador - “Quem é a vítima?” Ben Thomas – “Eu.”
Essa é a primeira cena do filme, que dá o tom de drama por todo o longa que marca a segunda parceira entre o astro Will Smith e o diretor Gabriele Muccino (a primeira foi À Procura da Felicidade). Se no longa anterior o dramalhão já dominava, mas pelo menos tinha uma história (real) de superação, aqui, o drama é só drama.
Will Smith interpreta Ben Thomas, um agente da Receita Federal que age de modo muito estranho. Logo no início, cenas desconexas se sucedem: um acidente de carro, ele com uma mulher na praia, ele fala ao telefone com um homem e quando descobre que este é cego começa a humilhá-lo, ele vai pra um asilo e agride um homem ao saber que o banho de uma idosa foi negado a ela. Não parece ser o protocolo de um agente, certo?
Essa forma errática é a tentativa (frustrada) do diretor de criar um suspense sobre as motivações de seu personagem principal, mas a verdade é que ele mostra muito em pouco tempo, e o quebra cabeça é facilmente montado pelo espectador.
Então se o mistério acaba logo nos primeiros 10 minutos de filme, o que sobra? Uma intragável cara de dor que Will Smith carrega pelo filme todo. É a tal dor que o motiva a descobrir se as pessoas são boas ou não. Se merecem a ajuda dele. Mas porque diabo um agente da Receita quer tanto ajudar as pessoas? É o tal do mistério que não chega a ser mistério.
Apesar da cara de dor, Will Smith é a única coisa que torna esse filme “assistível” até o final. Mesmo com ela, ele coloca seu carisma em ação e carrega o filme nas costas, o fazendo com facilidade até. Imagine o que ele poderia fazer em um filmaço? Por isso continua fazendo tanto sucesso (e bilheteria) mesmo sem ter um filme bom (realmente bom) no currículo.
A surpresa mesmo fica pra Rosario Dawson. Ela entrega uma atuação muito delicada e no tom exato de uma mulher que precisa de um transplante de coração para não morrer. E quando investigada por Ben, acaba tendo uma relação amorosa com ele.
E só. Quando a tal da reviravolta chega, já é tarde demais. O filme já entediou o espectador com tanto sofrimento.

4 comentários:

  1. Olha concordei com quase todos os filmes, percebi que realmente vc escolhe temas "para homens" para assistir...Mas não entendo bulofas nenhuma de "cinema" e muito menos guardo nomes dos diretores...Mas 7 vidas foi O FILME, assista de novo...e olha o que a culpa pode levar uma pessoa fazer...

    ResponderExcluir
  2. Não escolho temas para homens.
    Você mesmo comentou no meu post da Bela e a Fera.
    rs
    E tenho muitos outros posts que não são masculinizados, como Lua nova, Os homens que não amavam as mulheres, Deixa ela entrar, A jovem rainha Victória entre muitos outros. Nenhum desses são filmes "pra homens".

    O que me incomoda nesse filme não é que ele não seja masculinizado, é que achei um dramalhão muito grande. Drama é uma coisa que deve ser muito medida ou perde a força. Esse perdeu a força. E me incomoda que Will Smith sendo tão bom ator e tendo tanto carisma, perca tempo com filmes assim. Ele ainda não tem um filme que mereça ser lembrado depois que ele se for. E ele ainda tem tempo e prestígio para isso.

    ResponderExcluir
  3. Cara, algum filme é bom pra ti ? Quando me avisar do sobre algum filme que tu achares bom me diz que vou jogar na mega sena

    ResponderExcluir
  4. Só esse ano eu já gostei e postei de "O pior trabalho do mundo", mas realmente ainda não postei filmes que mereçam muita atenção.

    Agora, no ano passado eu gostei de muitos filmes, incluindo muitos filmes antigos que nem vou listar.

    Contando apenas os filmes novos, do ano anterior, que tiveram nota 8 ou maior que 8:"Um parto de viagem", "As melhores coisas do mundo", "Scott Pilgrim contra o mundo", "Sentimento de culpa", "Direito de amar", "Wall Street: o dinheiro nunca dorme", "Ervas Daninhas", "A origem", "O segredo dos seus olhos", "O escritor fantasma", "Coração louco", "Os homens que não amavam as mulheres", "Toy Story 3", "A jovem Rainha Victória", "A estrada", "O mensageiro", "Invictus", "Os homens que encaravam as cabras", "Ponyo", "O espião", "Amor sem escalas", "Guerra ao terror", "Zumbilândia", "Bronson", "Revanche", "Big fan", "Vício Frenético", "Batalha por T.E.R.R.A.", "World's greatest dad" e "O desinformante".

    Por isso, dá para ver como seu comentário é injusto.
    Agora, se vai apostar na megasena, eu quero uma porcentagem.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...