quinta-feira, 13 de novembro de 2008

APENAS UMA VEZ - ONCE


NOTA: 8,5.
Once é um filme surpreendente.

Pensei que ia assistir a um musical, por isso acho melhor deixar isso claro: Once é um filme sobre música, não um musical. Aqui ninguém inexplicavelmente começa a cantar e dançar. Não que eu tenha nada contra musicais.

Tendo disto isso, digo que não é de todo errado dizer que a frase escrita no cartaz não é uma mentira deslavada. Once pode ser sim um dos melhores filmes de música do cinema moderno.

Vagamos por um pouco menos de uma hora e meia seguindo esse casal adorável. Ele trabalha numa loja de consertos de aspirador de pó com seu pai e toca violão na rua pra ganhar mais trocados. Ela é uma imigrante que vende revistas e flores na rua e fica feliz quando arruma emprego para arrumar um casa e toca piano numa loja de venda de instrumentos para poder praticar.

Sabe quais são seus nomes? Eu também não. E isso não importa em momento nenhum. Mesmo nos créditos finais, lê-se apenas: Man, Woman. De um começo de relação meio estranho, começa-se a formar uma amizade improvável. E melhor que isso, uma dupla musical adorável. E que maravilha é quando eles começar a fazer um dueto na loja pela primeira vez.

Na verdade, a dupla me lembra um pouco o disco de Damien Rice (que canta a música tema de closer). Um homem como lead singer enquanto uma mulher faz um contraponto maravilhoso.

Bons diálogos. Bom desenvolvimento do roteiro. Parte musical de primeira linha. Então o que falta nesse filme? Ser mais longo. É tão fácil e bom de assistir, que meu único porém seria esse. Por que não ter mais dele? Eu gostaria de assistir mais de Once. Minha sugestão está aí. Decidam vocês.

Um comentário:

  1. Realmente um belo filme!!! E eu nem esperava assim tanto dele, pra ser sincero...!

    O que me comoveu mais foi o clima natural de romatismo que o filme conseguiu fazer entre o casal. Quase NUNCA um filme romântico flui de forma tão natural assim, muitos filmes hollywoodianos apostam em cenas mais forçadas ou em alguns momentos mais exagerados para fazer com que gostemos do casal... em "Apenas Uma Vez" não é assim... o filme nos passa um cotidiano simples de duas pessoas que APRENDEM a se admirar.

    Se você ainda não viu "Antes do Amahecer" e sua continuação "Antes do Pôr do Sol", assista também, pois são os filmes americanos mais próximos desse brilhante desenvolvimento narrativo.

    E realmente foi coincidência eu ter colocado a mesma nota que vc, rs. Na verdade, iria dar 9, mas tirei meio ponto por justamente concordar com o que você falou: "fiquei na vontade de ver mais de Once"!

    *A trilha sonora é perfeita!!!

    Abs!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...