quinta-feira, 13 de novembro de 2008

SPEED RACER



NOTA: 6,5.
Você acha que vai pilotar um carro e mudar o mundo? Não funciona dessa maneira.

Speed Racer é um filme apenas ok e se acrescenta à lista de filmes dos irmão diretores que não consegue ao menos se equiparar ao grande sucesso da dupla. Talvez o problema é que o sucesso de Matrix veio cedo demais.
Atraídas pelo desejo foi um in[icio promissor. O filme é um bom suspense policial com um visual elegante e esteticamente bonito. Seu segundo filme já seria o primeiro Matrix, que revolucionou a história do cinema. E talvez esse seja o problema. O primeiro filme da trilogia é uma jóia rara, e nem mesmo voltar ao tema funcionou para eles, e os dois filmes seguintes foram experiências fracassadas.

Pelo menos essa é uma teoria. A outra teoria, é que muito dinheiro gera continuações ruins. É fácil as pessoas dizerem que as continuações são inferiores aos produtos originais, especialmente em filmes de ação. Os filmes originais com menos dinheiro, tendem a ser criativos, e com mais atenção à história, enquanto as continuações não atentam a esses detalhes e visam mais as bilheterias que qualquer outra coisa. Além de Matrix, poderia citar: A Múmia, Piratas do caribe, a nova trilogia de Star Wars e nem mesmo Spielberg escapou com seu parque jurássico.

O roteiro nem é o grande problema de Speed Racer, já que a história chegar a ser um pouco interessante. Os problemas são seus grandes atrativos. Primeiro o visual do filme. Se em Matrix, a dupla acertou com seus tons sóbrios e preto predominante, aqui tudo brilha em mil cores e logo na primeira corrida, eu já estava enjoando de todo esse visual fantástico. Parece que usar as milhões de opções de cores do photoshop não é tão atraente assim para mim.
As corridas são apenas ok. As pistas são bem desenvolvidas, oferecem alguns obstáculos interessantes e poderiam ser boas. Se os carros corressem nela. Ao invés disso, eles pulam de um lado para o outro e giram mais do que correm, e na segunda corrida uma pergunta veio à minha cabeça: "pra quê carros?". As rodas dos carros nesse filme, são itens dispensáveis.

Por isso meu balanço é ok. Um pouco acima da média comparando com os demais filmes do gênero, mas está longe de ser excepcional. Será que Matrix foi um acidente?

2 comentários:

  1. Matrix não foi um aceidente...Matrix é O FILME, amo as teorias, as falas cliches, amo Neo. kkkkkkkkkkkk

    conheci matrix 10 anos depois do lançamento, era meu tempo de entender ele, saborear cada fala, tem filme que assim. Tem o tempo certo de assistir.

    ResponderExcluir
  2. Nossa.
    Uma postagem na primeira postagem do blog.
    Na verdade, a primeira postagem desse post.
    Olhando parece até que você foi a primeira de todas. rs

    Mas respondendo.
    A pergunta se foi acidente, é porque eles nunca mais fizeram um filme bom como aquele.

    É comum no cinema diretores que só conseguiram um bom filme na carreira.
    É como aquelas bandas de uma música só, como os The Wonders.

    Mas concordo que tem filmes que tem tempo certo de assistir. Felizmente, para mim, meu tempo foi suficiente para assistir no cinema. É o único filme deles que realmente gosto. É isso que acho uma pena, mas tudo bem. Tem outros diretores para me satisfazerem.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...