domingo, 17 de julho de 2011

HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE PARTE 2 - HARRY POTTER AND THE DEATHLY HALLOWS PART 2


NOTA: 9.
- Vamos lá, Tom. Vamos terminar do jeito que começamos... Juntos.

Depois de 10 anos desde sua estréia, a saga do bruxo Harry Potter chega ao fim (ou pelo menos ao fim das adaptações dos livros sobre ele). Ele chega ao final dando uma vontade que quase nenhum de seus antecessores conseguiu antes: fazer com que tivéssemos a vontade de reassistir a todos os filmes anteriores. As crianças cresceram, e os filmes também. O filme não tem início e praticamente não tem meio. São mais de duas horas do final não somente do último livro, mas de toda a saga. Um belo e emocionante final.
Como tinha escrito na resenha do filme anterior, eu tinha uma desconfiança que quase todas as partes emocionantes do livro deveriam ter ficado para a segunda parte do filme, e não estava errado. Se a tática de dividir o filme em dois foi puramente para angariar mais dinheiro, não é do meu pecúlio. O fato é que a divisão permitiu que este filme pudesse guardar mais emoções nesse capítulo que em todo o resto da saga. Depois da série ter seus altos baixos, é bom saber que ela termina por cima.
O elenco merece ser (novamente) destacado. Quem diria que o menino que começou inocente dez anos atrás conseguiria se tornar um ator capaz de realizar todas as nuances que seu personagem necessita neste último épico? Seus protagonistas cresceram para se tornarem bons atores. Chegou o momento de Harry Potter enfrentar cara a cara Voldemort, e são as atuações que definem essa parte do filme. E as atuações são ótimas, tanto de veteranos quanto de novatos. São tantos ótimos atores neste filme e até mesmo durante a saga, que qualquer um que tenha ficado de fora vai provavelmente se arrepender no futuro. Claro que os grandes nomes como Michael Gambon, Maggie Smith e John Hurt (entre muitos outros) roubam a cena pelo simples fato de estarem nela, mas nessa última parte quem realmente se destaca é Ralph Fiennes. Talvez realmente seja melhor interpretar um vilão do que o herói.
Tecnicamente o filme também não deixa a desejar em nada. O diretor David Yates, responsável pelos últimos filmes do bruxo, conduz o final com maestria. É uma montanha russa emocional pelo qual ele nos leva para diferentes sentimentos, mistérios e até mesmo guerra. Tudo isso apoiado por duas coisas que me chamaram bastante atenção: uma fotografia primorosa de Eduardo Serra e efeitos que em nenhum momento desviam a atenção do filme, servem apenas para contar uma história. Tudo na medida certa.
Nada vou dizer do filme para não estragar nenhuma surpresa. Quem não sabe o que vai acontecer na história, terá muitas surpresas. Quem leu o livro ficará na expectativa de que tudo corra como leram e imaginaram que seria. Harry Potter é tudo que os blockbusters deveriam ser com um grau de excelência que alguns raros filmes atingem. São todas essas coisas e um ótimo final que farão, pelo que eu acredito, fazer com que a saga viva ainda por muitos anos. E com merecimento, pois acabou ficando melhor do que esperava que fosse se tornar.

7 comentários:

  1. Belissimo desfecho para uma saga inesquecível. Um marco para os fãs e para a história do cinema!

    http://cinelupinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Mas quem escreveu no Cinelupinha meteu o pau, né?
    rs

    Achei um belo desfecho também.
    Não atingiu a perfeição, mas tem muitos méritos.

    Abraço, Rafael.

    ResponderExcluir
  3. Eu não fiquei só na vontade: revi todos na corrida aproveitando minhas férias de professor e me lambuzando de Harry Potter até assistir a este excepcional último capítulo...
    Como é bom quando o entretenimento vem junto com a imensa qualidade da obra de J.K. Rowling...

    ResponderExcluir
  4. Vou rever em breve e vou postando.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Produção primorosa. Fico até com pena de nunca ter conseguido me envolver mto com a história pra ficar mais emocionada, heheheh

    ResponderExcluir
  6. eu assisti o filme no cinema e confesso que esperava mais.Acho que muitas coisas ficaram sem explicação.como por exemplo a luna estar desaparecida e de repente aparecer em hogwarts.
    mais eu gostei muito do filme.

    ResponderExcluir
  7. Por isso não levou nota máxima.
    Não é perfeito, mas pelo menos é bom.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...