domingo, 8 de maio de 2011

ABRAÇOS PARTIDOS


NOTA: 10.
- Eu era chamado Mateo e era um diretor de filmes. Sempre fiquei tentado a ser uma pessoa diferente. Por isso criei o pseudônimo Harry Caine. Mateo e Harry Caine usavam o mesmo corpo, até que chegou um momento em que eu podia ser apenas Harry Caine.

Almodóvar é provavelmente o cineasta mais conhecido e aclamado internacionalmente se não contarmos com os diretores que trabalham nos EUA. Duvido que tenham faltado convites, mas nunca apeteceu ao diretor ir trabalhar por lá. Sorte para ele e para nós, já que lá provavelmente ele teria seu trabalho mutilado por algum produtor para agradar mais as platéias. Almodóvar pode não ser para todas as platéias, mas com certeza é para qualquer um que goste de cinema.
Acompanhamos a história da bela Lena (Penélope Cruz, que está em Hollywood mas sempre volta para trabalhar com Almodóvar para ter os melhores papéis de sua carreira). Lena casa-se com um rico empresário para quem trabalhava. Depois do casamento, ela deixa de trabalhar e acaba ficando entediada, por isso tenta um teste para trabalhar em um filme, uma comédia escrita e dirigida por Harry Caine (Lluís Homar), um homem que no início do filme aparece cego.
Caine aprova Lena e a chama para ser protagonista do filme. Durante as filmagens, os dois acabam tendo caso. Além desse problema, o filme é patrocinado pelo marido de Lena, que começa a ficar cada vez ciumento e violento com o andamento das filmagens. Tudo isso é contado por flashbacks depois que Caine recebe a visita de um diretor que quer um roteiro seu. Acontece que o diretor que bate em sua casa é o filho do tal empresário e que estava incumbido pelo pai de acompanhar as filmagens para vigiar a mulher. Deve ser isso que acontece quando você "compra" uma esposa, fica louco de ciúmes.
Caine é no presente um famoso escritor. Duas pessoas o auxiliam, Judit (Blanca Portillo), que é sua empresária e ajuda na sua casa, e o filho de Judit que bate o texto que Caine dita no computador. Parece haver uma relação muito forte por parte de Judit. Talvez ela ame Caine, mas seus sentimentos parecem ir além disso. Ela era sua fiel escudeira no passado, agora que ele é cego se tornou indispensável.
Como grande parte dos filmes de Almodóvar, este também trata de amor e abandono. O caso de Lena e Caine vira muito mais do que apenas isso, esses dois estão realmente apaixonados e dispostos a largar tudo para ficarem um com o outro. Lena está disposta a largar sua vida de luxo, Caine está disposto a largar sua carreira ao abandonar o filme em fase de finalização.
Assim como o personagem principal é cego, o diretor também nos mantém cegos durante todo o filme. É somente no final que vamos descobrir as peças faltando, e somente com essas peças podemos compreender totalmente o filme. A estratégia é genial e é feita com perfeição. Assim como acontece dentro do filme, são os ângulos de filmagem e a edição que nos faz compreender o todo. Provavelmente Hitchcock ficaria orgulhoso de ver que ainda tem diretores habilidosos capazes de nos surpreender como só ele fazia. 

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...