sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

PERCY JACKSON E O LADRÃO DE RAIOS


NOTA: 5.
- Eu só gosto de ficar na água. É o único lugar onde eu consigo pensar.

Chris Columbus é um diretor "mais ou menos". Mesmo quando tem um filme de grande potencial e até mesmo de grande orçamento, ele consegue fazer um filme mais ou menos. Não são ruins, mas não agradam tanto assim. Aqui ele tem bastante dinheiro e um grande elenco para fazer um filme que está apenas dentro da sua média. 
Baseado numa série de livros, acompanhamos Percy Jackson (Logan Lerman) que descobre ser filho de Poseidon e é acusado de ter roubado o raio de Zeus (Sean Bean). Seu melhor amigo é na verdade um sátiro, Grover (Brandon T. Jackson), assim como seu professor é Quíron (Pierce Brosnan), um centauro. Ameaçado, ele vai para uma "escolinha" de semideuses onde aprende a lutar. Ele é treinado por Quíron, que na mitologia morreu e se transformou na constelação de sagitário.
Percy deve devolver o raio para Zeus antes que ele comece a guerra e também resgatar sua mãe que foi aprisionada por Hades (Steve Coogan), que pretende trocá-la pelo raio. Para isso, ele, acompanhado de seu protetor, Grover, e uma filha de Atenas, Annabeth (Alexandra Daddario), vão viajar pelos EUA, único lugar que as divindades menores pensam em se esconder, enfrentando a (também falecida) Medusa, a Hidra (morta por Hércules) entre outros perigos.
A grande graça do filme do filme, é ver grandes atores em bons papéis secundários: onde mais veríamos Brosnan andando por aí sendo metade cavalo? E a Uma Thurman com várias serpentes na cabeça querendo transformar as pessoas em pedra (apesar de não saber porquê ela faz isso). Ou melhor ainda, Steve Coogan fazendo um Hades que se torna, mesmo com pouco tempo no filme, o melhor personagem do filme?
Pena que a graça termina aí. O que deveria ser a graça real do filme é essa brincadeira entre a modernidade e os deuses da antiguidade, que na minha opinião, não funciona muito bem. Apesar de ter algumas sacadas interessantes, como ele pensar ter dislexia quando na verdade sua mente traduz tudo pro grego. O que me deixa um pouco confuso na verdade: quer dizer que se eu tiver um filho e for criá-lo em um país que não fale português, ele não vai aprender uma outra língua porque seu cérebro vai ficar tentando passar tudo pro português? E afinal, por que esses deuses ainda existem e dominam o mundo se ninguém mais dá a mínima para eles? Qual a influência deles no mundo? O filme não explica e não consigo pensar numa resposta para decente para a pergunta.
E Sally Jackson (Catherine Keener), mãe de Percy? Ela encontra Poseidon, sabe que não pode ficar com ele e mesmo assim ainda engravida? Então está tudo bem em ela ser uma mãe solteira de um semideus? Ela é assim tão deslocada do nosso mundo real? Ninguém sequer usa proteção? E a semideusa Annabeth? Eu não lembro de ter lido nunca sobre um deus tendo uma filha com um(a) mortal, e a única vai aparecer logo da deusa da sabedoria? Onde está a sabedoria?
É um filme bem meia boca que pode não incomodar se assistido de graça na TV. Assim como esse promete ser o primeiro de uma série. Columbus também iniciou a série de Harry Potter, e se os fãs, aqui,  tiverem a mesma sorte, a mesma coisa vai acontecer: outro diretor mais competente vai assumir e melhorar a franquia.

36 comentários:

  1. Não achei o resultado tão fraco, não é o bicho, mas é divertidinho. Mas concordo que o Harry Potter ficou muuuuuuuito melhor quando saiu das mãos do Columbus...

    ResponderExcluir
  2. Essa coisa dos deuses do olimpo ainda dominarem o mundo não desceu pela minha goela.

    Principalmente com as licenças criativas.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. adore o filme quer dizer fiquei com um pouquinho de medo,mais o pior de tudo que depois tive que fazer o resumo enorme dele.Mais valleu apena...

    ResponderExcluir
  4. Acho o filme uma merda mesmo, mas eu já li a serie todinha, e essas questões que voce apontou se resolvem nos livros.Espero que os filmes seguintes melhorem, porque a adaptação de Percy Jackson e os Olimpianos ficou pior que a de Hary Potter

    ResponderExcluir
  5. Anônimo:
    Isso foi trabalho de colégio?
    Pede pra sua professora escolher coisa melhor.
    rs

    Anna:
    Nossa.
    Não achei uma m... assim, mas também não li livro nenhum para comparar.

    Comparar livro e filme é complicado. Assisti Dorian Gray mas achei tão ruim comparado com o livro que sequer escrevi a resenha.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado por omitir o f...
    rs

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. sinceramente eu num gostei muito do filme, um dos motivos é ser o qual ele não tem nada haver com o livro, o objetivo continuou sendo o mesmo, mas o enredo ficou MUITO diferente!!

    ResponderExcluir
  8. Não li o livro e nem me deu vontade de ver com o filme.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. eu adorei o filme... Nao sei como nao gostarao mas cada um tem sua opiniao....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Le o 1º livro da série, e ve se consegue assistir o filme inteiro sem comentar algo que está errado ou está faltando...

      Excluir
  10. vc colokando os nomes dos personagens me ajudo no trabalho de escola.... vlw

    ResponderExcluir
  11. eu amo pery jackson,é meu filme favorito eu não sei como os outros não gostaram.todos que conheço amaram este filme.e eu espero que muitos mais gostem.e não entendo por que alguns comentarios escreveram palavrões.se não gostam é só escrever ``não gosto disso´´.eu odeio star wors e nem por causa disso vô falar palavrões.todos deviam respeitar o trabalho dos criadores de qualquer coisa. Pois eles derem duro pra fazer o filme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu amo os livros da série Percy Jackson e acho o tio Rick um dos melhores escritores de todo o mundo, junto com a nossa rainha J.K. Rowlling. Mas o diretor Chris Columbus não fez um bom trabalho. Adorei o filme, mas comparado com o livro não passa de uma história totalmente diferente da original. As cenas ficaram muito melhores na minha imaginação! Mas acho que depende de cada um dizer o que achou ;)

      Excluir
    2. O livro quase sempre é melhor, né:

      Excluir
  12. Acho bom não falar mal de "Stars Wars" mesmo...
    Brincadeirinha.

    ResponderExcluir
  13. Eu amei o filme muito legal e diferente tomara que o prócimo
    filme seja legal tamben

    ResponderExcluir
  14. Percy ( o ator que o interpreta) usa lentes?Ou são os olhos dele?e annabeth usa lentes?

    ResponderExcluir
  15. Sinceramente, o Livro é bem melhor que o filme.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo:
    Não sei dizer.
    As vezes nem é lente, eles só realçam a cor na pós-edição.

    Marii:
    Mesmo assim não tive muita vontade de ler.
    Mas fica a recomendação pra quem quiser.

    ResponderExcluir
  17. olha eu li o livro e vi o filme oq me intrigou foi o tado de mais uma vez o filme ser diferente do livro.poxa vida diretores de filme acordemmmmm se tem livro o filme tem que ser igual vou dar um exemplo: no livro tem uma tal de clarisse que não aparece no filme se o filme tiver continuação eu n sei como vai ser pois na continuaçãod epercy jackson (mar de montros)a clarisse aparece mt,outra coisa meu amigo que escreveu a resenha concordo que o filmne poderia ser melhor mais não precisava acabar com o filme pois não é o melhor mais ~também não é o pior que na minah opnião é (tropa de elitetanto o 1 ocmo o 2) até breve


    (acho que vc me conhece da resenha do harry potter o anonimo que ama o dobby da uma olhada la)

    ResponderExcluir
  18. Acho que dá pra contornar a história no 2

    ResponderExcluir
  19. Sinceramente,ninguém entra mais aqui?Este blog já deve estar criando teias de aranhas!!!

    ResponderExcluir
  20. Olha.
    Até que entram mais pessoas do que eu esperava nesse blog.
    Mas nem todos comentam.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  21. gostei do filme mas HARRY POTTER é muito melhor

    ResponderExcluir
  22. achei o filme enteresante pois fala sobre a mitologia grega e seus deuses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podia ser melhor e falar melhor da mitologia, mas pelo menos fala.

      Excluir
  23. Eu amei o filme é o melhor filme que um já vi na vida mas agora tenho que fazer um resumo dele com no mínimo de 20 linhas e até agora já fiz 11 ainda falta 19 linhas ... isso vale 1,0 ponto tenho que colorir um desenho da medusa,flor de lótus e de Zeus pudia até ter o parcy mas não tem fazer o que né mas quem não gostou deveria ver o filme com mais calma,atenção em fim deu para entender e gostar do filme.
    tchau tchau
    Abraços

    ResponderExcluir
  24. eu ate concordo um pouco com vc,por exemplo a anabeth é loiraa,no filme o cabelo dela é preto que ki é isso,por ZEUS,as vezes eu acho que colombus nem le os livros acho q ele só sege a cabeça de algem q tena lido,mas apesar de tudo o filme ate que segiu td e outra coisa a anabeth nasce posso dizer que da imaginação de seus pais,pois athena admirava a inteligencia do pai de anabeth

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acredito que ele tenha feito um filme antes de ler o livro.
      Mas é bom saber desses detalhes.

      Obrigado.

      Excluir
  25. Olha...eu assisti o filme na escola..é legal..mas eu espera muito mais, mesmo não lendo os livros...Ficou um pouco "incompleto" na minha opinião...mas até que o filme é legal.

    ResponderExcluir
  26. cara os livros sao geniais mas o filme nao foi o que eu esperava primeiro os olhos de percy jackson era verde e no filme foi azul. o cabelo de annabeth e loiro e nao preto, e nao sei se perceberam no filme annabeth faz duas personagens annabeth e clarisse no momento do jogo da captura da bandeira podia ser muito melhor,eu acho que vou ser diretor de cinema para fazer uma coisa melhor do que columbus

    ResponderExcluir
  27. Também não gostei do filme, é só ler o livro pra perceber como a história é detalhada e simplesmente envolvente... O filme foi muito pelas beiradas da história real, nao gostei muito, vale muito a pena acompanhar os livros :D

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...