segunda-feira, 22 de março de 2010

UM OLHAR DO PARAÍSO (THE LOVELY BONES)


NOTA: 6.
"Eu tinha 14 anos quando fui assassinada em 6 de dezembro de 1973. Eu não me fui, eu estava viva em meu próprio mundo perfeito, mas no meu coração eu sabia que não era perfeito. Meu assassino ainda me atormentava. Meu pai tinha as peças mas não conseguia encaixá-las. Eu esperei por justiça, mas ela não veio." Susie Salmon

Há alguma coisa de interessante sobre crianças em filmes. Especialmente quando estas se encontram em algum tipo de perigo. Há algo nessa tentativa de romper a inocência de uma criança que fascina a platéia. No caso desse filme, a criança passa a maior parte do filme morta. Antes que alguém reclame que estraguei o final do filme, é bom avisar que a frase acima é a frase que abre o filme. Desde o início sabemos que a menina está morta.
Susie Salmon é uma menina como outra qualquer. Mora com sua família em uma bela casa no subúrbio. Até que ela é estuprada e morta por um homem de sua rua. Com sua morte, o filme se divide em dois núcleos: o dela que se recusa a deixar de acompanhar a vida das pessoas que continuam vivas e a da família, com a mãe não aceitando a morte da filha e o pai tentando resolver o caso por conta própria.
Apesar do tema, o filme não é triste como deveria ser. Há cenas de tristeza, sim, mas a maior parte do filme passa de uma maneira muito serena. O filme vai se desenvolvendo de forma a parecer que tudo está bem, a família tem que aceitar aquilo e que o assassino escapará impunemente. Afinal, não há qualquer tipo de comunicação da garota com seus familiares, apenas, de forma estranha, com uma menina do colégio que sequer era sua amiga.
Susie passa a maior parte do tempo "entre os mundos". Esse "entre os mundos" é uma espécie de paraíso particular dela onde brinca com outras meninas. (O diretor) Peter Jackson (Trilogia Senhor dos anéis, King Kong) capricha nos efeitos especiais desse mundo para que ele fique o mais maravilhoso possível. O resultado final impressiona visualmente mas enfraquece a história do filme. Susie depois de ser morta se encontra melhor e mais feliz do que estava quando viva. Parece que seu assassino deveria ganhar uma medalha ao invés de ser punido.
Se não funciona como filme dramático, a história policial não ajuda muito. Não vejo muita graça quando o assassino é informado logo de cara. Não há um pingo de mistério a ser revelado. A tentativa (frustrada) é mostrar o inconformismo da menina diante de sua morte. Ela mesmo diz que quer uma justiça que nunca vem. Claro que apesar da narração dizer isso, é difícil de levar a sério saindo de uma menina que está brincando com outra no paraíso.
Saoirse Ronan faz um belo trabalho como Susie. Se falta algo ao filme a culpa não é dela assim como também não é de seus "pais" (Mark Whalberg e Rachel Weisz), que convencem bastante. Apesar de não ser novidade a narração de um morto, sua voz é reconfortante e boa de escutar. Mas realmente Jackson ainda está devendo algo que se equipare ao filmes que ganharam tantos prêmios.

16 comentários:

  1. Esse realmente foi o filme mais lindo que eu já assisti em toda a minha vida.Essa frase:Meu nome é Salmon, como o peixe. Primeiro nome: Susie. Eu tinha 14 anos quando fui assassinada em 6 de Dezembro de 1973. Eu estive aqui por um instante e então eu parti. Eu desejo a todos uma vida longa e feliz” me emociona, a cada vez que eu a leio.Acho que é um filme que realmente se aproxima do espestador e o faz se indentificar.Aprendi a dar valor ao que é realmente importante. Pode-se dizer que esse filme mudou, pelo menos um pouco, minha vida.

    ResponderExcluir
  2. Esperava mais do filme.
    Muito efeito especial desnecessário.

    ResponderExcluir
  3. um dos melhores filmes q ja assisti!
    em partes os filmes q o mesmo tem e tbm a forma
    como é tratado o drama da menina!
    excelente!

    ResponderExcluir
  4. Esse filme por mais incrivel que pareça mudou completamente a minha vida.
    ele é muito emocionante!!!
    não importa o que os outros digam,esse filme merece todos os oscars já oferecidos nesse mundo !!!!!!

    ResponderExcluir
  5. E não deixe ninguém mudar sua opinião a não ser que você mesmo queira mudar, Rafa(*).

    ResponderExcluir
  6. chorei o filme todo parabéns esse foi um ótimo filme

    ResponderExcluir
  7. O filme é excelente sim. O D.S.T. não deve ter percebido que o diretor botou vários efeitos especiais para tornar o filme mais incrível e parecer ue realmente susie estava no seu mundo perfeito!

    ResponderExcluir
  8. Ou o que achei é que os efeitos nada tem a ver com a história contada.
    Ficaram efeitos fora de contexto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme é incrível, lindo, inspirador, romântico e muito emocionante. Não importa se você não gosta e fica criticando, porque quase todas as pessoas que viram esse filme acharam ele lindo e com certeza ele é. Os efeitos especiais serviram para fazer as pessoas enxergá-lo com olhos brilhando e não com desprezo, me desculpa mais não concordo contigo.bjos

      Excluir
  9. bom o filme tem efeitos sim exagerados, mas o que importa mesmo e o aprendizado sobre o filme , o que realmente importa e estao de parabens
    gostei muito

    ResponderExcluir
  10. esse me emociona desde o primeiro momento que começa pois perdi uma prima assassinada mae de dois filho pequenos que tambem nao aceita a morte dela e agora eu imagino que ela tambem nao aceite...eu gostaria que tivesse como fazer o segundo capitulo de um olhar do paraiso pois pra mim e o melhor filme e que ganharia todos os oscar do mundo inteiro...

    ResponderExcluir
  11. eu gostei muito desse filme

    ResponderExcluir
  12. esse sim é CONTA UMA historia muito linda recomendo a todos ha ve-lo o melhor filme q eu ja vi

    ResponderExcluir
  13. muito bom esse filme!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Li muitas criticas em relação aos efeitos especiais, enfim não acho que seja desnecessário já que se trata de um paraiso para uma criança oque se espera é flores brinquedos coisa muito coloridas coisas onde o impossível é possível achei que os efeitos foram muito bem bolados.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...