quinta-feira, 21 de junho de 2012

UM HOMEM MISTERIOSO - THE AMERICAN



NOTA: 10.
- E acima de tudo, não faça amizades. Você costumava saber disso.

George Clooney interpreta um sujeito que é muito bom no que faz, mas infelizmente para ele, sua linha de profissão não o permite ter uma relação amorosa estável. Ele é altamente habilidoso, extremamente focado e capaz de projetar uma personalidade que as outras pessoas não conseguem descobrir quem ele realmente é. Elas podem tentar, e como em todo filme elas tentam, mas não parecem ser capazes de descobrir nada sobre ele.
Já começamos sem sequer saber seu nome direito. Ele pode ser Jack, ou talvez seu nome seja Edward, e claro que ainda existe a opção de não ser nenhum dos dois. O que sabemos é que ele fabrica armas específicas para assassinos bem específicos. Ele trabalha para Pavel, que lhe passa um trabalho. Ele encontra Mathilde na Itália e rapidamente eles conversam sobre as especificações de uma arma que ela usará para algum trabalho.
Ele procura um lugar na cidade para trabalhar fingindo ser fotográfo. No início do filme, ele foi caçado e quase morto, e não quer repetir os erros que cometeu anteriormente. Ele pára em alguns lugares para alugar um quarto mas eles não parecem ser ideais. Talvez falte algo para que ele se sinta seguro. Quando finalmente encontra um lugar, ele ainda estabelece relação com 3 pessoas: um padre, uma prostituta e um mevânico. Não se assustem, apesar de díspares eles são peças importantes do filme.
O padre acaba sendo um amigo dele. Eles conversam e nem sempre é sobre religião, algumas vezes é apenas para avaliar as coisas que podem estar erradas na vida dele. O mecânico é quem lhe fornece inadvertidamente as peças para que ele possa montar a arma. Por último, mas não menos importante,  Clara é a prostituta com quem ele acaba se encontrando frequentemente.
Dirigido por Anton Corbijn, o filme se mantén com atuações seguras e no mesmo tom uma da outra. Sem exceções. Assim como a própria concepção do filme parece ser adequada. Nenhum plano está fora de lugar ou exagerado. Nada tira a atenção da história, apenas a torna mais poderosa. Até mesmo na escolha de Clooney para o papel principal, onde ele mostra estar totalmente no controle do filme com uma atuação brilhante.
Grande parte da força do filme, é no fato dele mostrar meticulosamente o trabalho desse homem. Ele acorda, toma seu café da manhã, se exercita e foca na sua tarefa. Sabemos os métodos e o modo de viver deese homem, agora nos resta observar o desfecho da história. O filme, por seu tema, poderia até mesmo ser ruim e muito pesado, já que sequer o personagem se abre para alguma pessoa, mas mesmo assim isso somente o engrandece.

2 comentários:

  1. Tenho um blog q geralmente faço resenhas de filmes, vcs aceitam colaboração? valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mande seu e-mail que conversamos melhor sobre isso.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...