terça-feira, 19 de junho de 2012

O GAROTO DE LIVERPOOL - NOWHERE BOY


NOTA: 8.
- Não faz sentido odiar alguém que você ama.

Este filme conta a adolescência de John Lennon (Aaron Johnson). Nessa época conturbada em que ele decidiu começar a sua carreira como músico e formar a banda que viria a ser conhecida como The Beatles, ainda que esse nome não seja mencionado em nenhuma parte do filme. Ele cresce sob os cuidados de sua tia Mimi (Kristin Scott Thomas). Escrito também pela meia-irmã dele, o filme parece preencher alguns pedaços da vida do astro que eram até então desconhecidos.
Lennon reencontra sua verdadeira mãe no enterro de seu tio, e ele acaba se interessando pelo jeito apaixonado que ela lhe mostra. Muito diferente do modo que sua tia o criou, que apesar de o amar sempre se mostra um tanto quanto fria e distante. Lennon aprende no filme que sua mãe era incapaz de o criar e por isso foi morar com sua tia, mas o que ele não sabia é que sua mãe mora no mesmo bairro que ele, apenas alguns minutos longe dele.
Pela proximidade, é possível que ela tenha o visto algumas vezes pela rua enquanto ele crescia, tanto que quando ele vê aquela mulher o encarando no enterro do seu tio ele sabe quem ela é. Talvez ela tenha se mantido afastada por respeito à irmã, mas quando ele bate em sua porta ela está pronta para se mostrar bem diferente do que ele esperava. Eles são parentes diretos, mas ainda assim estranhos um ao outro. 
Não esperem o surgimento de um dos maiores fenômenos de todos os tempos. A fama global e "maiores que Jesus" não parecem estar sequer perto de aparecer neste filme. Este não é um filme sobre isso. O filme deliberadamente foca em contar a história da adolescência de um rapaz crescendo na cidade de Liverpool, como era a sua relação com seus tios, mãe e amigos. Um rapaz um pouco arrogante e ao mesmo tempo vulnerável.
Claro que eventualmente vemos a banda se formando ainda que não seja o foco. Lennon monta a sua banda e a ele se junta Paul, que o apresenta a George, e Ringo obviamente não tem como aparecer num filme que conta apenas o início da trajetória da banda. É apenas para assistirmos como uma banda icônica realmente começou, sem sonhos de grande sucesso ou promessas de dinheiro. Somente rapazes que se juntam para se expressarem através da música, que pode ser a única forma que eles conhecem como fazer.
Um dos motivos para assistir o filme é a presença de Aaron Johnson (de Kick-Assno papel principal, que consegue passar ao seu personagem uma certa raiva e sensibilidade ao mesmo tempo. Lennon não parece saber seu lugar no mundo, porque tanto lhe foi escondido que ele sequer sabe. É somente quando ele entra neste papel de astro do rock meio bad boy que parece descobrir seu lugar. E Johnson consegue captar essa nuance e nos fazer acreditar que realmente conhecemos John Lennon.

3 comentários:

  1. SÓ queria saber, porque ele achou de descontar tudo no Paul,ele la tinha culpa do que aconteceu com mãe dele.Pelo menos ele se desculpou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi apenas um momento de raiva.
      Esse é o início de uma grande amizade até que a Yoko os separou.
      rs

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...