quarta-feira, 6 de junho de 2012

MULHER DE AREIA - SUNA NO ONNA


NOTA: 9.
- Você cava para viver ou vive para cavar?

Algumas vezes um filme pode parecer real mesmo que sua história não seja pautada na realidade. Estamos falando de um lugar no Japão perto da praia cercado de areia por todos os lados. Aparentemente, para que as casas da vila não afundem na areia, uma mulher deve encher inúmeros sacos de areia durante a noite que o resto da vila leva para vender para construções. Claro que a areia não serve para construções, mas a história do filme não faz questão de ser plausível. Ainda assim não há uma parte do filme que não pareça realista.
Começamos com um professor de colégio que está aproveitando suas férias. Ele passeia pelo litoral em busca de insetos diferentes para a sua coleção, e essa busca o leva até essa pequena cidade. Um habitante do lugar o avisa que ele acaba de perder o último ônibus, mas eles são gentis o suficiente para arranjar um quarto onde ele possa dormir e ir embora pela manhã. A ideia o agrada, pois ele gostade ficar na casa de habitantes locais dos lugares onde visita.
Eles jogam uma escada de corda até uma parte mais baixa, onde tem uma parede de areia, e o professor desce por ela para passar a noite na casa da tal mulher que cava a areia. Tudo na casa é quase coberto de areia, e o que não pode pegar areia é cuidadosamente estocado. Ela lhe serve um jantar, tira um pouco da areia dele e prepara um lugar para dormir. De noite ele ainda acorda para ver a mulher trabalhando, e quando acorda de manhã para sair ele percebe que a escada se foi.
A ideia dos moradores, é arranjar um companheiro para que a mulher continue cavando satisfeita com alguém ao seu lado, talvez até que a ajude a cavar. Ele até pergunta porque ela simplesmente não pára de cavar, e ela lhe diz que se parar de cavar sua casa será soterrada, e a casa ao lado começará a ficar em perigo de soterramento. De alguma forma doentia, eles parecem considerar aquela a melhor opção. Como uma espécie de punição, aquele homem parece destinado a ficar naquele lugar.
O filme não se apressa em desenvolver o seu drama. Aos poucos vamos a realidade do que ele terá que passar. Ele tenta escapar mas os moradores não deixam. A comida e água somente chegam através de cordas. A mulher parece ter aceitado seu destino e não tenta sair dali. Ela aceitou que aquele é seu destino, enquanto o homem tenta fugir dele desesperadamente. 
O filme é um primor por inúmeras qualidades. Sua trilha sonora não parece pontuar o drama, mas zombar do destino do casal. A fotografia é maravilhosa e capta a areia de forma que nunca vi em outro filme. E a areia é um grande personagem do filme. E todos estão presos ali. Eles não podem sair porque o resto da vila depende deles. Essa é a tarefa deles. Se eles saírem dali, o que será das outras pessoas? Aos poucos o homem começa a descobrir métodos para viver melhor ali. Se é essa a sua "pena", que pelo menos ela não tenha que ser tão dura. Melhor isso do que nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...