segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE: PARTE 1


NOTA: 7.
- Estes são tempos sombrios, não há como negar. O mundo enfrenta seu pior inimigo.

Muitos falam de como a saga de Harry Potter foi melhorando a cada filme. Apesar de correr o risco de ser apedrejado, acho que a saga teve seu ápice muito antes. Depois de um início não muito animador sob a direção de Chris Columbus, Alfonso Cuarón fez o terceiro filme mais sombrio que seus antecessores. O prisioneiro de Azkaban mostrou que a série poderia ser muito mais. Infelizmente, desde então ninguém conseguiu repetir o sucesso.
Assim chegamos a primeira parte do último livro. Os protagonistas não são mais crianças e a ameaça de Voldemort deixou de ser apenas uma ameaça e passou a se tornar real. Tão real que acompanhamos uma reunião onde ele e o resto de sua gangue planejam a morte de Harry Potter e seus amigos.
Para escapar da ameaça, todos os amigos de Harry Potter tomam uma poção para ficarem iguais a ele. Dessa fora, seus inimigos podem matar várias pessoas ao invés dele, já que ele parece ser a peça mais importante do tabuleiro.
Depois disso, eles passam a maior parte do filme fugindo pelo mundo afora e também perseguindo as tais relíquias da morte, que parecem ser pequenos pedaços da alma de Voldemort. A intenção é destruir as relíquias para atingi-lo. O que me leva a pergunta: por que Voldemort é tão descuidado de deixar pelo mundo pequenos pedaços da sua alma que podem levar á sua morte? De qualquer forma é o que leva boa parte dessa primeira parte adiante.
Para quem nunca assistiu um filme da série, este pode parecer quase incompreensível. O que pode fazer muitos fãs delirarem, é que este filme foi feito para eles. Para mim, que assisti a todos filmes mas nunca fui um fã e muito menos tenho a intenção de ver todos os anteriores antes de assistir a um novo filme, é um pouco confuso. Há toda uma dedicação a lembrar os capítulos anteriores e se manter fiel ao livro.
Assim como se mantém demasiadamente fiel ao livro. A desculpa dos produtores para dividir o filme em dois, é que nenhum detalhe do livro seria deixada para trás. Durante toda a saga, uma de suas forças era se ater aos fatos mais importantes nos filmes. Esse poder de adaptação dava força à série. Essa força se perdeu agora, e em vários momentos eu achei o filme um pouco arrastado.
Se há algo, porém, que impede o filme de cair na mesmice, é seu elenco. Não apenas pela escolha, que se mostra cada vez mais acertada de seus três protagonistas, mas de todo o resto. Provavelmente, os maiores talentos ingleses. Melhor nem começar a citar os nomes ou essa resenha não acaba nunca.
Talvez o que há de melhor da história tenha ficado para a segunda parte. Talvez a segunda parte vai ser avassaladora. É esperar para ver. Uma pena que já foi anunciada em formato 3D, sendo que não foi filmada nesse formato, e sim no tradicional. O problema na conversão que estão fazendo para o filme ficar em 3D, é que o filme perde em qualidade, mas novamente teremos que esperar para ver.

11 comentários:

  1. Oi, Davidson! Como não sou especialista em cinema, só amo de paixão mesmo, discordo de você falando como fã do Harry Potter, porque geralmente quem ama os livros, vai querer ver cada mínimo detalhe no filme. Mas li críticas de vários críticos e a maioria diz a mesma coisa: que o filme ficou longo e prolixo demais. Tecnicamente falando, acho que vocês têm razão. Emocionalmente falando, os fãs adoraram ver um monte de enrolação no cinema para que o livro fosse incorporado.
    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Pois é.
    O que eu gostava nos outros livros era que eles eram mais objetivos.
    Você que é fã, adora, mas duvido que a série tivesse feito o sucesso que fez se todos os filmes fossem assim.
    Ia ser uma série de filmes somente para fãs.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Eu achei o setimo filme uns dos melhores - talvez o melhor - filme da serie exatamente pelo motivo que você não gostou dele. Eu sou muito fã de Harry Potter, li todos os livros varias vezes e acho que já estava na hora de fazerem um filme que não cortasse cenas importantes como tinha acontecido nos anteriores. Realmente não me importo que tenha ficado longo de mais ou até um pouco 'parado' como vocês estão falando pois eles estão sendo totalmente 'fieis' ao livro, o que me dá a impreção que estou vendo o livro e não uma adaptação dele.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Pois esse que acho o problema.

    Não é um livro, é um filme.

    Adoro ler, mas livro é livro e filme é filme. Assim como gosto muito de lasanha assim como gosto muito de sorvete. Mas são duas coisas diferentes que não deveriam ser comparadas.

    O que vi no cinema é um filme, não um livro. Então, mantenho a minha posição.

    ResponderExcluir
  5. penso diferente olha sem querer comparar pq harry potter não se compara,estou lendo um livro chamado percy jackson e os olipianos o ladrão de raios, e lhe conto que é totalmente diferente do filme oq faz com que a historia mude,ou seja, *harry potter*acho que esse filme está sendo parecido com o livro oq é mt bom pq as vezes aquele detalhe que parece o mais insignificante é o que faz a diferença e acho sim, que se o filme tem um livro é pq a historia deveria ser a mesma e não completamente diferente e que tem k ter os minimos detalhes nem que tenha que fazer 10 filmes para mostras oq tem no livro.

    não sou especialista mais amo harry potter e não sou a unica a pensar de tal maneira.

    dobby te amo e a bellatrix vai pagar por tudu k ela fez com vc meu elfo domestico *luto eterno* te amo mt

    ResponderExcluir
  6. Até fiz uma resenha de Parcy Jackson também. Não curti muito: http://resenhafilme.blogspot.com/2011/02/percy-jackson-e-o-ladrao-de-raios.html

    Isso que o filme tem que ser como o livro é coisa de fã.

    Filme é filme e livro é livro. Comparar os dois é como querer comparar laranja e morango. Pode gostar dos dois, mas um não tem nada a ver com o outro. As melhores adaptações que teve de HP foi as que melhor souberam sintetizar o obra.

    Você é fá da série, eu sou fã de bom cinema, então dificilmente iremos concordar mesmo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. o cara eu não cocordo não!!!
    como exemplo vou usar uma serie da HBO guerra dos tronos, que tambem tem um livro e ficou perfeita pois eles não cortaram quase nada, porem pra isso acontecer eles tiveram que fazer a serie e não um filme.e isso é incrivel pois pra quem já leu o livro a série ou o filme se materializa em imagem e não em imaginação.
    só pra constar fica a dica livro "guerra dos tronos" muito massa.
    e tambem eu não sou fã do harry só pra constar, más adorei esse formato de 2 filmes pra um livro.
    xau valeu.

    ResponderExcluir
  8. eu adoro harry potter acho todos os filmes imocionantes divertidos e misterioso o diretor do filme em minha opinião é um gênio o filme é otimo por mim não teria um fim e quanto mais demorado melhor eu tenho todos os filmes e até hj não achei uma critica nem uma melhoria pra fazer ele e o filme mais legal e o melhor que já e ouvi falar eu tenho muito orgulho de ser uma fã pois os filmes são otimós

    ResponderExcluir
  9. Bem.
    Como já disse inúmeras vezes: cada um tem sua opinião.

    ResponderExcluir
  10. Olha, eu tenho que pesquisar e achar uma resenha e um crítica BOA e RUIM para um filme qualquer, que no caso eu escolhi Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 1, só não é o melhor filme da Saga, por causa da sua 2 Parte, que eu ainda não vi o filme T-T, mas ja li o livro e foi sensacional, mas voltando ao meu trabalho, o filme é tão bom que eu não consigo achar de jeito nenhum uma crítica RUIM!!! Todo mundo só fala bem do filme!

    ResponderExcluir
  11. Tenta essa aqui:
    http://cinelupinha.blogspot.com/2011/01/harry-potter-e-as-reliquias-da-morte.html

    Abraços.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...