quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

GUERRA AO TERROR (THE HURT LOCKER)


NOTA: 10
Essa na verdade é uma revisão da resenha já escrita para esse filme. Para ver a resenha original é só clicar aqui. O motivo da revisão é simples, é a primeira vez que vejo o filme no cinema. Desgostoso, aluguei o filme em DVD para assistir em casa me perguntando do porquê dele não ser lançado no cinema. Depois de assistir a pergunta se intensificou, pelo simples fato de ser o melhor filme do ano. Cheguei a comentar na resenha original como fiquei admirado com o descaso pelo filme. Depois disso, vieram premiações de sindicatos e indicações para o Oscar, o que fez as mentes brilhantes reverem a estratégia e relançarem o filme nos cinemas.
O descaso porém não foi totalmente desfeito. O filme chega em cartaz mais ou menos "nas coxas". A única divulgação do filme é que ele foi indicado. Fora isso, tem umas das piores legendagens em muito tempo, com traduções imprecisas que desfiguram diálogos do filme. Em uma parte Sanborn diz: "He's reckless" (algo como "Ele é descuidado"), mas nas legendas lia-se "Ele é maluco". E também não houve um cuidado com o posicionamento das legendas. Quando já havia uma legenda original, a traduzida simplesmente aparecia por cima da outra, tornando impossível de ler qualquer uma das duas.
Tirando os problemas da distribuidora, o filme fica melhor na telona. As cenas de ação se tornam mais impressionantes e destacam o ótimo trabalho da diretora Kathryn Bigelow, também diretora do bom Caçadores de emoção. Não é por acaso que ela faturou o prêmio de melhor direção pelo sindicato dos diretores dos EUA (que pela primeira vez premiou uma mulher). Ela tem minha preferência para o Oscar, que seria histórico (já que nenhuma mulher também alcançou esse mérito), além da minha preferência também para melhor filme e melhor ator para Jeremy Renner. Este ator é um achado. Talvez com um nome mais conhecido teria mais apelo comercial, mas com certeza perderia em qualidade.
Quem viu em casa e gostou, veja no cinema, pode se surpreender.

8 comentários:

  1. É interessante este filme ser nota dez...não tem nada haver com a cultura mundial...é uma propaganda nacionalista americana...q ao detonar avatar no oscar fez com q os criticos de internet o desse 10...isso afeta mesmo a credibilidade de vcs...o filme não tem nada de nada...culturalmete não tem nada de nada....significado e sentimento..nada e nada...mas claro os americanos adoraram..se deliciaram...è duro né? dar uma de critico de cinema e se obrigar a concordar com o que foi imposto...eu gostava do seu site...até agora...e olha q pensei mil vezes ao abrir este post.

    Aposto q vc acha Avatar um lixo?
    Aposto q vc acha q Bastardos inglórios não merecia mais q esse filme?

    ResponderExcluir
  2. Caro Deeper,
    Na verdade me entristece tal comentário.
    Enfim.

    Nem todo filme deve ter alguma coisa de cultura mundial. Grande parte dos melhores filmes de todos os tempos não tem. Não é em relação a isso que baseio minhas resenhas.

    Quanto ao Oscar.
    Bem, essa resenha é uma revisão. A resenha original foi escrita em dezembro, bem antes do filme ganhar qualquer prêmio e muito antes de sequer ter sido indicado ao Oscar. Link para a resenha original: http://resenhafilme.blogspot.com/2009/12/guerra-ao-terror.html

    Não gosto do filme por ser americano. Tenho críticas elogiando filmes de diversos países, inclusive agora estou fazendo um especial somente sobre Godard.

    Não achei Avatar um lixo, na verdade gostei bastante e até mesmo o deixei entre os melhores filmes que assisti no ano (http://resenhafilme.blogspot.com/2009/12/avatar.html).
    Não acho que "Bastardos Inglórios" merecia mais que esse filme. Até me senti bastante enganado com esse filme e me decapciona que Tarantino não consiga mais fazer nada como "Pulp Fiction".

    O mais importante a dizer, como já disse diversas vezes é que cada um tem direito a sua opinião. Nem sempre suas opinião serão iguais às minhas. Não precisa ser agressivo por causa disso. As opiniões expressas aqui são as minhas opiniões.

    ResponderExcluir
  3. Caro D. T. S. acho q vc faz um bom trabalho aqui, disso ão tenho dúvida, mais cinema é complicado e arte é diversão, e vc não é dos q pega pesado...sites como cineplayer e as criticas do cinepop acabam com o site...sabe porq?

    A arte imita a vida!!
    A jornada do herói é o famoso gliche e impossível de mudar. mesmo q se faça um filme as avessas.
    Então o gênero cinematográfico esta para, adaptar-se as pessoas...vida e arte arte e vida.
    Quando criticamos um romance, estamos indo em desacordo com muita gente...é como eu gostar de Rambo e escrever sobre America Pie... Cada filme é bom no que é. Lembro-me um filme não sei qual Godhar acho eu, q ele coloca a camera na tela atéum avião cruzar...isso demora tempo ou quando a camera fica estática na cabeça de um estudante...muitos veem isso como um marco da arte...eu vejo como nada...e não critico quem ver arte cinematográfica nisso. Cara me debato com criticos todo dia...q veem o filme gosta, mas se ver na obrigação de detonar, pois é sua função...nem todos...Isso me incomoda sim.

    veja bem: jogos mortais O primeiro é tão bom que prejudica os outros até hj...e olha q de um parao outro não tem diferença...se vc assitir os seis juntos vc ver q é um continuação..é como se fosse um filme longo...mas veja as criticas para os outros...eu gostei de todos...

    E o pobre ciema brasileiro...q não consegue entrar no mercado e suas locações se resumem a favela e o amarelo manga...

    Quantos filmes de outros paises tem roteiros maravilhosos com produções baratas...
    Efeito borboleta...caixa preta...brilho eterno...dejavu...isso não são filmes caros, mas tem roteiro coisa q no brasil não tem..ideias, mas o filmes brasileiros parecem q não foi feito para o publica, mas para um laboratorio, onde se analizam e glorificam o filme por outros fatores q não é nessessariamente a historia.

    MEIRELES = CIDADE DE DEUS X BLINDNESS.

    è por essa e outros, q é bom viver no cinemão, adimirando cada conquista nova, e rezando por uma boa historia.

    E SE GUERRA AO TERROR Não é cine pipoca é pq um filme q fala de soldados bonzinhos salvando o dia num pais q eles destruiriam é pura arte.

    PREFIRO RAMBO 4

    E SE FALEI ALGUMA BESTEIRA, ME DESCULPE.
    Mas é pq Gosto de filme..não importa o genero.

    ResponderExcluir
  4. O que espero que você entenda é que divergimos em relação a muitas coisas, o que não gostei foi porque me disse que escrevi bem sobre esse filme porque ele ganhou prêmio. E não é verdade. Essa própria resenha foi escrita antes do Oscar. E antes disso ainda eu tinha escrito uma outra resenha em que já falava bem do filme.

    Se você não gostou do filme, eu respeito. É a sua opinião. Você não é obrigado a gostar dos mesmos filmes que eu, mas também respeite a minha opinião. E a minha opinião é que eu gostei do filme. Posso passar um dia inteiro explicando porque "Cidadão Kane" é o filme mais importante de todos os tempos enquanto você pode achar que o filme é um saco. A vida é assim. Eu gosto de algumas coisas e você de outras. Assim vamos seguindo nossas vidas.

    Quanto ao "A arte imita a vida", não concordo plenamente. Se quisesse ver realidade assistiria documentários. Documentários retratam a vida. Cinema é ficção. E eu vou pro cinema pra ver histórias que vão além da realidade. E eu posso gostar tanto de filmes de "Rambo" quanto de "American Pie", desde que sejam bons filmes. Eu não me sinto com vontade de detonar nada, mas tem uma coisa: críticas são opniões pessoais. Se uma coisa não me agradou vou escrever sobre o que não me agradou. Alguma pessoa pode gostar do que não me agradou e por aí vai.

    Se você chegou a assistir todos os "Jogos mortais", parabéns. Conseguiu ir mais longe do que eu consegui. Pra mim o 3 foi o número da sorte. Porque tirando o primeiro, as continuações que assisti são umas coisas horrorosas que não valem a pena serem vistas nem passando quando estou com tempo livre na frente da HBO.

    O cinema brasileiro vai além de favelas. Procure por "À deriva", "O cheiro do ralo" e "Nina", todos dirigidos por Dhalia. São excelentes. "As melhores coisas do mundo" também é bem interessante. "O bem amado" é bem divertido. "A festa da menina morta" é uma bela surpresa e por aí vai. Nos cinemas agora está passando "Cabeça a prêmio" que está atraindo muitas críticas positivas. E nenhum desses é sobre favela.

    "Efeito borboleta" tem um orçamento de U$ 13 milhões. Claro que em média filmes de Hollywood custam mais que isso, mas barato não é. Mas pelo menos concordo que tem uma história interessante. "Caixa preta" tem uma história MUITO fraca e custou U$ 16 milhões. "Brilho..." teve orçamento de U$ 20 milhões. E não sei nem como "Deja vu" entrou nessa lista com seus U$ 75 milhões. Pior ainda que custou mais que os outros 3 e é o pior da lista. Filmes brasileiros tem orçamento de R$ 1 milhão. Comparação meio ingrata.

    Se os EUA destruíram ou não aquele país, isso não entra no enredo do filme. O filme é sobre a vida daqueles soldados e retrata isso muito bem. Por isso achei um bom filme. "Rambo 4" é um lixo na minha opinião. Nem vou perder tempo falando sobre ele.

    E eu também gosto de filmes. Por isso falo sobre todos os gêneros. Se não gostasse, não perderia meu tempo escrevendo sobre eles.

    ResponderExcluir
  5. Guerra ao Terror assisti essa semana...Compreendi o filme...e o Guerra faz com o ser humano...O final a gente compreende que mesmo que a guerra acabe, as pessoas envolvidas nunca mais terão paz.

    ResponderExcluir
  6. Foi a mesma coisa que senti com esse filme.
    Não é pra glorificar a guerra ou os americanos.
    Isso que queria que o Deeper acima entendesse.

    E que bom ter um comentário não agressivo nesse post.
    rs

    ResponderExcluir
  7. D.T.S. , parabéns pelo blog e pelas resenhas (: só nao gostei da de lua nova. Rsrs, to aqui procurando alguma coisa sobre o filme "acima de qualquer suspeita" (Direção: Peter Hyams
    Roteiro:Douglas Morrow e Peter Hyams)

    Bem, falando de guerra ao terror, assisti ao filme assim que ele levou a estatueta para conferir e achei super justo.
    O filme tem uma essencia maravilhosa que nos faz pensar sobre a vida.

    Beijos. willana

    ResponderExcluir
  8. Que bom que gostou. Pelo menos da maioria.

    Uma coisa.
    Pode ser até que esteja errado, mas o filme "Acima de qualquer suspeita" é escrito e dirigido por Alan J. Pakula. Será que não é outro filme que está procurando?

    De qualquer forma, vou começar a intercalar filmes novos com mais antigos, então pode ser possível que escreva sobre esse. Se é que é esse mesmo.

    Beijos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...