terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

O ESPIÃO (50 DEAD MEN WALKING)


NOTA: 8.
"Eu não posso viver assim. Sem saber se você volta vivo ou não." Gracie

Este filme é inspirado em um livro escrito por Nicholas Davies sobre as memórias de Martin McGartland. Inspirado, não adaptado. Alguns personagens e fatos foram alterados, mas de fato McGartland se infiltrou no IRA (Exército Republicano Irlandês) e dava as informações das operações do grupo para o exército britânico, que tentava incorporar na força uma parte da Irlanda ao seu território. O título original se refere a quantidade de assassinatos que ele conseguiu evitar durante o tempo que agiu como agente duplo.
Não que McGartland seja a pessoa mais politizada que você já tenha visto. Ele não gosta dos Ingleses mas prefere não tomar lado nessa luta. Que apenas levar sua vida batendo de porta em porta vendendo produtos roubados. A situação muda quando seu amigo, e futuro cunhado, é pego pelo IRA e leva dois tiros nas pernas. Ele pode não gostar dos ingleses, mas a situação faz com que goste menos ainda dos republicanos.
Ele é recrutado por Fergus (Sir Ben Kingsley) pela sua capacidade de se movimentar nas ruas. Fergus rapidamente acha que McGartland é bastante esperto. E realmente é. Com as informações que obtidas de Fergus, ele conseguiu ascender rapidamente no IRA enquanto passava as informações para os britânicos. E ficou muito tempo sem ser descoberto. Claro que quando aconteceu ele teve que se esconder pelo resto da vida, mas ainda assim em feito brilhante. Chegando a sobreviver a um atentado onde levou diversos tiros em 1999, mostrado logo no início do filme.
O filme não dá os motivos exatos do porquê ele se voluntariou para esse trabalho duplo, mesmo colocando em risco a vida de sua mulher e filhos. O filme ganha certa credibilidade nesse sentido por conta da ótima atuação de Jim Sturgess, que nada lembra o Jude de Across the universe.
O filme é dirigido por Kari Sklogand, uma jovem canadense que, junto com Kathryn Bigelow (A guerra ao terror) mostra que mulheres também podem dirigir filmes de ação. Ainda que seu filme não seja tão profundo, é um trabalho competente.
O filme não teve chances nos nossos cinemas, sendo lançado diretamente em DVD disponível nas locadoras de todo o Brasil. Atualmente, está também na programação do Telecine, canal de assinatura da NET.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...