domingo, 20 de setembro de 2009

ROCKNROLLA


NOTA: 5.
- Não é a bateria, drogas ou sexo. Alguns gostam das drogas, outros do sexo, do glamour ou da fama. Um Rocknrolla gosta de tudo pra caralho.

Eu vejo esse filme e fico pensando na facilidade que certos diretores tem de repetir a si mesmos. Guy Ritchie surgiu com o bom Jogos, Trapaças e 2 Canos Fumegantes, depois disso ele repetiu a fórmula e a deixou em maior escala com Snatch. Depois de algumas investidas em outros gêneros (sem sucesso), ele volta para fazer um filme exatamente como fazia antes. Não se trata de exageros, é um filme que mostra mais do mesmo das habilidades do diretor.
Aqui a história toda gira em cima de um golpe imobiliário envolvendo as máfias russas e britânicas. Um golpe meio idiota que pode render alguns milhões para ambas as partes. O mais interessante nessa história toda, é que se as duas máfias se unissem elas poderiam ganhar muito mais dinheiro e mais facilmente do que com o estranho golpe imobiliário mostrado aqui. Mas quem sou pra julgar? Cada criminoso deve saber quanto vale.
Aí a fórmula se repete. Muitos outros bandidos que fazem alguns golpes que interferem na trama principal do filme de alguma forma para dar desculpas ao diretor de dar reviravoltas em cima de reviravoltas na trama. Dessa vez, tudo pode ser arruinado por causa de um quadro! O russo empresta um quadro da sorte para o britânico (?) e o quadro acaba sendo roubado. Beira o patético. Temos um guitarrista “morto” e um Gerald Butler que assalta o russo a pedido de Thandie Newton.
O que o filme tem de bom para ganhar um pouco da minha simpatia é Tom Wilkinson. Você pode não reconhecer o nome, mas com certeza reconhecerá seu rosto. Que ele é um ótimo ator, isso ele já tinha confirmado em filme depois de filme. Mas é justamente num filme como esse entrega um papel como não havia entregue antes: o papel mais engraçado do filme. Ótimo como sempre e dessa vez divertido como nunca.
Do mais, é a mesma pirotecnia visual do diretor. Na edição ele acaba de multilar o filme. São sucessivos cortes para emendar as tramas uma na outra e acaba cansando o espectador. Agora ele vai finalizar Sherlock Holmes, com Robert Downey Jr., vamos esperar pra ver se ele vai se reciclar ou se vai pegar o detetive mais famoso e entregar mais do mesmo de novo.

Um comentário:

  1. Eu gostei taaanto desse filme, que nem consegui assistir até o filnal.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...