quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

NEON GENESIS EVANGELION

NOTA: 9.

Estou abrindo uma exceção para escrever sobre um série, nesse caso, animada, vencedora de quatro prêmios de melhor animação: 1995, 1996, 1997 e 2007. Isso torna este desenho o maior vencedor da categoria, e assistindo-o é fácil de descobrir o porquê.

Acompanhamos a chegada de Shinji em Tóquio no meio de uma crise. Ele foi para lá a pedido do pai para ser o piloto de um robô gigante, o único meio de proteger a Terra contra monstros ironicamente chamados de “Anjos”. Assim a série segue mostrando como a NERV (uma organização financiada pelo mundo inteiro) protege a Terra. Numa época que os seriados vão em outra direção em relação a ataques de monstros, Evangelion nada contra a corrente e reinventa o gênero de forma brilhante, simplesmente tornando o foco principal os personagens, e não as lutas.

Começaram transformando o desenho mais real, os robôs, quando desconectados dos cabos de energia, não duram mais de cinco minutos e além disso, os personagens são de uma complexidade enorme. Shinji faz tudo que pedem para ele fazer para não ser rejeitado pelas pessoas ao mesmo tempo que pilota o robô para ganhar a aprovação do pai (chefe da NERV) e se odeia. Ele fica aos cuidados de Misato, que no fundo é igual a ele, apenas mais bagunceira e esconde tudo atrás de quantidades semi-letais de álcool. Pilotam com ele a impassível Rei, calada e obediente, que na verdade é um clone misturado da mãe de Shinji com um dos “Anjos”; e Asuka, que tem uma personalidade insuportável que descobrimos ser por conta do suicídio da mãe além de flertar com um homem bem mais velho que ela. Trabalhando na NERV, além de Gendo, pai de Shinji, há Ritsuko, cientista chefe. É ela que destrói os laboratórios quando a verdade atrás de NERV, morrendo no processo junto com Gendo.

Para complicar ainda mais, os robôs não são completamente máquinas, são “Anjos” misturados com tecnologia, e é mostrado quando a parte “Anjo” começa a sobrepujar a parte máquina e aprisiona Shinji dentro de si. E o que dizer do último “Anjo” que Shinji tem que descobrir? É um garoto, a quinta criança (Rei é a primeira, Asuka a segunda, Shinji a terceira e Touji – um amigo de Shinji – a quarta) que se torna amigo dele e chega a dizer que o ama. A série termina ainda de forma anti-climática, se passando na mente de Shinji e sua força para viver.

E não pense que contei a série inteira, isso não é nem metade do que o desenho trata. Difícil de encontrar no Brasil para assistir, atualmente está passando no canal da NET: ANIMAX. Quem tiver e quiser assistir, pode se surpreender com essa obra prima. A série tem filmes posteriores à série que serão descritos aqui também.

Um comentário:

  1. Poxa, já conhecia por nome, mas NUNCA vi esse desenho... e agora deu vontade de ver!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...