terça-feira, 24 de julho de 2012

UMA VIDA MELHOR - A BETTER LIFE



NOTA: 9.
- Essa é a terra dos sonhos. Pode ser um lugar duro e cruel, mas é onde eu trabalho e onde eu sonho com um lugar melhor pro meu filho.

O filme é sobre um mexicano que está ilegalmente nos EUA e que trabalha como jardineiro nas casas ricas de Los Angeles. Depois de passar o dia inteiro trabalhando, ele volta para sua pequena e humilde casa com um quintal que ele usa para plantar algumas coisas que vai oferecer para a sua clientela. Como vamos descobrir, sua mulher o deixou alguns anos atrás e ele ficou sozinho para criar seu filho adolescente Luis. Ele tenta ser o melhor pai que pode, dando o quarto para o filho dormir enquanto desconfortavelmente passa suas noites no sofá da pequena sala.
A história nesse filme é como pai e filho estão sendo afastados um do outro pela vida nos EUA. O pai Carlos tenta levar sua vida da forma mais discreta possível, trabalhando muito e duro e sempre sem esquecer os velhos valores. Seu filho Luis não parece apreciar o estilo de vida do pai, e está muito próximo de se juntar a uma gangue. Falta a aulas, é suspenso outras vezes e considera o pai um perdedor, talvez por isso irrita o homem sempre que pode.
Carlos trabalha com Blasco que tem uma caminhonete com os objetos necessários para poder cuidar dos jardins. Acontece que Blasco agora tem dinheiro suficiente para voltar pro México e ficar na sua pequena fazenda tranquilamente. Ele oferece a caminhonete para Carlos com as ferramentas e lista de clientes, tudo para que ele continue o trabalho. O problema é que ser parado pode significar a deportação dele. Sua irmã, mesmo temerosa, lhe empresta o dinheiro e ele compra o veículo que acaba roubado no dia seguinte.
A partir desse momento, o filme segue a mesma linha que Ladrões de bicicleta, onde pai e filho vão à procura do que é o sustento da família. Ele acha que pode encontrar se procurar nos lugares certos. A trama chega a ser um pouco óbvia, assim como o filme italiano também era. Mas ambos acertam em cheio com um elenco praticamente perfeito. Principalmente Gabriel Chavarria que interpreta o ladrão do carro. Aqui atingimos uma importante parte do filme onde vemos não um homem ruim, mas sim um homem desesperado tentando ajudar a sua filha.
O filme é dirigido por Chris Weitz, cuja filmografia inclui American Pie e Um grande garoto, mas que dirigiu por último Lua nova, da saga Crepúsculo. Só posso imaginar o quão feliz ele possa estar de realizar um filme como este. Posso estar errado, mas acredito que deva ser um alívio. E talvez por isso ele tenha caprichado tanto e realizado um trabalho com tanto esmero.

2 comentários:

  1. Gosto de filmes que nos fazem refletir e pensar, nao apenar como uma programação de passatempo, e esse parece ser um deles. Vou querer assistir, com certeza.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...