quarta-feira, 11 de julho de 2012

FOOTLOOSE



NOTA: 3.
- Volta um pouco. Está brincando? Dançar é contra a lei?

Estou inclinado a escrever que essa é uma refilmagem do filme lançado em 1984 e que tinha Kevin Bacon no papel principal. A minha dúvida é se posso considerar uma refilmagem quando se usa o mesmo roteiro do filme original, usando em boa parte as mesmas falas e músicas. Para não dizer que nada mudou, o personagem agora muda de cidade, mas chego a duvidar se a maior parte das pessoas que assistiram chegaram a perceber a mudança. Se eu tivesse escrito uma resenha do filme original, estaria copiando a resenha para este aqui.
Houve um tempo em que esse tipo de história poderia funcionar, e talvez aqui entrasse a habilidade de um bom roteirista que reescrevesse a história de forma a ficar funcional para os dias atuais. Querer que a plateia acredite que existe hoje uma cidade que criou uma lei contra dançar em público é tão improvável quanto ridículo.
A justificativa para tal ato, é o fato que no passado uma festa de escola regada a cerveja acabou em um trágico acidente que resultou na morte de cinco adolescentes (como se fosse o único lugar onde isso tivesse acontecido), incluindo o filho do reverendo da cidade, Shaw Moore (Dennis Quaid), que usou sua influência para banir a música da cidade. Aparentemente, ele é o único reverendo em toda a cidade e uma espécie de líder da moral do lugar, além de ser paranóico em relação à sua sua filha, Ariel (Julianne Hough), que namora com o bad boy da cidade.
É nessa cidade muito estranha que chega Ren McCormack (Kenny Wormald), um garoto de Boston que acabou de perder a mãe e tem que se mudar para morar com seus tios. Um dos primeiros erros do filme, é que Wormald tem o mesmo papel que foi de Bacon, mas não tem um décimo do seu carisma. Logo de cara, Ren é preso por escutar música alta dentro do carro e logo virará o arqui-inimigo do reverendo.
Ficarão em lados opostos porque, obviamente, ele vai se interessar pela filha do reverendo. Para piorar a situação, ele vai começar a criar um movimento entre os adolescentes para acabar com essa lei contra a dança. Essa atitude faz com que tenhamos muitas coreografias no filme. Coreografias muito bem elaboradas se estamos considerando que são adolescentes que não estão acostumados a dançar. Também cria inimizade contra o bad boy que ressente por ele atrair a atenção da "sua garota".
Não tem muito tempo que assisti o filme original, que lembro de ter gostado quando era criança. Mas a verdade é que sequer cheguei a escrever porque não queria escrever uma resenha falando que o filme é ruim, e infelizmente, contrariando minhas memórias, ele é um filme ruim. E quando um filme ruim é "refilmado" de forma fiel, só pode gerar um filme ruim como este.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...