sexta-feira, 13 de julho de 2012

KARATE KID - A HORA DA VERDADE


NOTA: 10.
- Não existe aluno ruim, somente mal professor. Professor ensina e aluno aprende.

Este é um dos filmes que assisti repetidamente durante a minha infância. Algumas vezes eu assisto um filme dessa época e me arrependo por acabar não gostando do filme hoje em dia. Outras vezes sou surpreendido por grandes filmes como esse, e ainda mais irritado com sua refilmagem. O original mostra uma história doce, bem humorada e que mostra uma das melhores amizades que o cinema produziu. 
A amizade é entre Daniel (Ralph Macchio), um adolescente de Nova Jersey que é obrigado a mudar com sua mãe para Los Angeles, e Miyagi (Pat Morita), um japonês que trabalha como zelador do prédio onde ele mora. Daniel não gosta de ter mudado, e as coisas pioram quando ele começa a se encontrar com Ali (Elisabeth Shue), a ex-namorada do pior valentão do colégio e faixa preta em karate, que em represália começa espancar Daniel sempre que pode.
De início, olhamos para Miyagi e vemos apenas um japonês que parece ser inofensivo com seu jeito calmo e sua baixa estatura. Em uma cena, ele fica sentado tentando pegar uma mosca com um hashi, pois quem conseguir fazer isso pode ser capaz de realizar qualquer coisa. Acontece que ele é um mestre do karate, e diferente do mestre dos bullies, ele também estuda toda a filosofia por trás das artes marciais.
Para acabar com o tormento do menino, ele aceita Daniel como seu aluno e combina com o outro mestre que os dois alunos agora só podem lutar novamente em um campeonato que acontecerá em alguns meses. Usando um método pouco usual de treinamento que envolve lixar o assoalho e encerar dezenas de carros, ele começa a preparar Daniel. Ainda que este ache que está sendo usado para trabalho escravo, há um sistema nos ensinamentos do mestre.
O filme não tem lutas com coreografias espetaculares e eu só posso agradecer por isso. A nova versão me desapontou bastante com seus chutes impossíveis realizados por crianças. Claro que o filme termina com o campeonato e Daniel enfrentando seu algoz, mas o filme é sobre a relação de seus personagens. Da amizade entre o aluno e seu mestre e ainda como bônus a relação dele com Ali. 
Macchio é uma opção interessante como protagonista de um filme como esse. Ele não é bonito, alto ou forte, mas é capaz de dizer suas falas com uma naturalidade impressionante. Nada do que ele diz parece ser decorado. Mas ainda melhor é que o filme tem a presença de Pat Morita, que domina completamente as cenas. Ele é o exemplo de serenidade. Quando ele conversa com o outro mestre, em nenhum momento dá abertura para conflito. Cada palavra parece ser escolhida a dedo. É um personagem tão interessante que sozinho poderia fazer o filme valer a pena. Para a nossa sorte, o filme vai além.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...