sexta-feira, 6 de julho de 2012

O PREÇO DO AMANHÃ - IN TIME


NOTA: 7.
- Para que alguns sejam imortais, muitos devem morrer.

De uma forma ou de outra, estamos todos preocupados com o tempo, e não digo isso apenas em termos de "hora pra chegar no trabalho" ou coisas do gênero. Eu digo da forma como as pessoas tentam barganhar o tempo de vida que tem, quando como param de fumar e se alimentam melhor para conseguir viver mais alguns anos. De certa forma, é uma barganha que os seres humanos tendem a fazer para viver um pouco mais.
O diretor Andrew Niccol levou essa ideia ao extremo. Anteriormente, em Gatacca, ele criou um mundo onde as pessoas estavam presos à genética, as crianças tinham seus genes selecionados para serem superiores e qualquer criança nascida do método "tradicional" era praticamente excluída. Aqui, a separação acontece entre as pessoas com muito tempo e as que não tem pouco. Tempo é uma moeda de troca, é com ele que as pessoas compram qualquer coisa que precisem.
As pessoas vivem normalmente até seus 25 anos, que é quando o anomarcado em contadores nos antebraços começa a contar. A partir de então, o mercado se expande para qualquer coisa, enquanto contam o tempo que lhes resta, e pior ainda, o tempo não é gasto apenas comprando coisas, a ida pro trabalho também gasta tempo normalmente de cada segundo que se passa. A vantagem é que ninguém envelhece fisicamente depois dos 25 anos, o que faz todos no filme parecerem ter a mesma ideia.
É nesse mundo que se passa em um futuro em que não podemos determinar quando será, que vive Will Salas (Justin Timberlake), um operário que salva a vida de um homem com muito tempo para gastar. Aparentemente, este homem está cansado de viver. Apesar de aparentar 25 anos, ele já viveu muito mais do que isso, por isso ele dá a Salas todo o tempo que tem. Cerca de um século. Isso ocasiona em um problema para ele, já que aparentemente tempo é uma coisa que não possa ir para as mãos de qualquer pessoa. Por isso apenas uma elite pode viver para sempre enquanto os pobres vão morrendo quando seus tempos se esgotam no meio da rua.
Salas se muda para junto da elite, onde conhece Sylvia Weis (Amanda Seyfried), a filha do homem mais rico do mundo. Se a imortalidade pode ser alcançada, esse homem é a personificação disso. Salas joga poker com ele em uma cena muito interessante do filme. Quando eles apostam, eles apostam tempo de suas vidas. Perder o jogo não leva à falência, leva à morte. É entrando nesse novo mundo que ele vai tentar mudar um pouco a ordem das coisas.
Timberlake continua provando que é um ator de verdade com presença nas telas e futuro na indústria. Mas ele é apenas uma das peças do filme. Todo herói deve ter um vilão, e ele é educado, elegante e um tanto quanto cruel, interpretado muito bem por Cillian Murphy. A fotografia é ótima e dá um tom noir muito interessante.
Há alguns bons elementos bem interessantes para se apreciar neste filme. Uma pena que os diálogos não são tão inspirados quanto as cenas onde o diretor conta sua história apenas através de imagens, mas ainda assim o filme funciona até certo ponto.

9 comentários:

  1. amei esse filme ele é de mais

    ResponderExcluir
  2. filme interessante, nos faz pensar: Será que gastamos o tempo com coisas que valem a pena?

    ResponderExcluir
  3. O filme é simplesmente uma merda. Onde já se viu? Tempo? OK. Existe mas não na forma q o filme retrata. É preciso avaliar as boas obras, descartando as demais "fantasiosas" .... Poupe-me mas o minímo de senso sabe q isto é só mais um drama futurista !!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não concordo com vc por que de uma forma ou de outra todos nos temos um tempo de vida só não vem tatuado em nosso corpo mas temos e muitas vezes não sabemos utilizar da maneira correta

      Excluir
    2. rosilene. o filme é maravilhoso, olhe com outros olhos. pense de forma diferente. saia da zona de conforto do seu pensamento.

      Excluir
    3. O filme é pra ser interpretado ... O tempo do filme é o nosso dinheiro reflita

      Excluir
  4. CONFESSO QUE ESTE FILME ME FEZ REFLETIR A RAZAO....SEM SENTIMENTALISMOS BANAIS....TENDENCIOSO E FUTURISTA. FANTÁSTICO, REFLEXIVO. VALE A PENA ASSISTIR.

    ResponderExcluir
  5. preciso de tempo para perde tempo vendo este filme kkkk vlew !!!

    ResponderExcluir
  6. Creio eu que a idéia do autor deste filme era evidenciar os verdadeiros problemas deste atual sistema economico o qual é utilizado na maior parte do mundo, o capitalismo. É injusto e desprovido de igualdade, onde aquele que mais trabalha é o q menos recebe pelo trabalho feito e as possibilidades de crescer é com sorte, ou uma ardua luta, na qual quando se chega ao topo vc ñ teria mais condição de viver pois no mundo real, vc gastou o seu tempo buscando conseguir crescer na vida!!! esta foi a minha compreensão.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...