quarta-feira, 10 de novembro de 2010

BARRADOS NO SHOPPING


NOTA: 3.
- Você vai ME escutar? Alguma coisa que EU disse? Será que não ficou claro durante a nossa amizade que eu não sei NADA?

Em 1994 Kevin Smith surgiu para o mundo graças ao seu (ótimo)  O balconista. Filme independente que fez um certo barulho no seu lançamento e que chegou como um furacão no Festival de Sundance e posteriormente em Cannes.
Diz-se que, na época, ele teria dito que não queria ser um cineasta independente, que preferia ser o tipo de cineasta que os grandes estúdios queriam que ele fosse desde que recebesse por isso. Talvez alguns pensassem que era brincadeira, mas aqui ele mostra que não era. O filme tem um orçamento cem vezes maior que o seu antecessor e é proporcionalmente pior em qualidade.
Acompanhamos um dia na vida de dois amigos: T.S. (Jeremy London) e Brodie (Jason Lee), que acabaram de ser chutados por suas respectivas namoradas.
T.S. é indiretamente responsável pela morte de uma mulher que ia participar de um Reality Show produzido pelo pai da sua namorada, que não gosta dele. Isso porque ele apenas disse que a TV engordava 5 Kg e ela se esforçou tanto para perder peso que teve uma embolia. Já Brodie é somente um inútil mais interessado em video game que em sua namorada.
Para afogar as máguas, eles resolvem passar um dia inteiro no shopping, que coincidentemente é o mesmo frequentado por suas namoradas e onde o sogro de T.S. vai filmar seu show. Então basicamente eles querem voltar para suas namoradas e arruinar o show.
O filme é um banho de água fria para qualquer um que tenha gostado do trabalho anterior de Smith. Ele parece realmente vendido em uma trama que não há um décimo da originalidade que mostrou anteriormente. Na verdade, parece uma versão piorada apenas, realizando o mesmo conceito.
O problema é que, pra começar a história é a mesma. Adolescentes que passam um dia juntos. Antes era uma loja de conveniência e agora se encontram em um shopping. A diferença é que em O balconista não havia um plot específico. Era apenas um dia na vida dos dois. Aqui temos um plot e ele realmente não funciona.
O fraco elenco não ajuda a melhorar a situação, mas também é difícil separar até onde a culpa é do elenco ou do filme. Digo isso porque até mesmo Ben Afleck está pior que o normal aqui.
Um dos maiores fracassos da carreira de Smith que hoje em dia se arrasta apenas. O único filme em que conseguiu repetir o sucesso de seu filme de estréia viria depois desse: Procura-se Amy. Seu último filme foi o tenebroso Tiras em apuros. Uma pena, conseiderando um começo de carreira tão promissor.

OBS: Para quem não sabe, Smith fez seis filmes com personagens interligados: O balconista, Barrados no shopping, Procura-se Amy, Dogma, O império do besteirol contra-ataca e O balconista 2. Os únicos personagens que aparecem em todos são interpretados pelo próprio diretor e Jason Mewes: Jay e Silent Bob. Atores se repetem mas nem sempre nos mesmos personagens. Já as referências de um filme aparecem em outros. No primeiro, dois amigos vão ao enterro de uma mulher que morreu na piscina. É a mesma menina que iria participar no reality show desse filme. Já Brodie comenta alguns casos de seu primo Walter, que são ligados a bizarrices sexuais. No primeiro, também se conta sobre um primo Walter que morreu tentando realizar sexo oral em si próprio. E por aí vai em outros desses filmes também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...