domingo, 14 de fevereiro de 2010

TÁ CHOVENDO HAMBÚRGUER


NOTA: 5
"Você já se sentiu um pouco diferente? Como se tivesse algo único para oferecer ao mundo e que seria ótimo se pudesse fazer as pessoas verem? Então você sabe exatamente como é ser como eu." Flint Lokwood

Assistir um desenho como esse pode proporcionar cenas que você nunca assistiu antes e provavelmente jamais assistirá depois. Como ver o herói pendurado em uma barra de alcaçuz que corta a dentes sua escapada. Ou uma guerra de bolas de neve feita, na verdade, com sorvete. Realmente são cenas que provavelmente só verá nesse desenho. Agora se acha que isso fará diferença na sua vida, a resposta provável é não. Está certo que desenhos são feitos mais para crianças do que para adultos, mas um desenho que agrada quase que exclusivamente crianças é meio irritante.
Flint Lockwood sonha desde criança em ser um cientista. Quando era muito pequeno inventou um spray com uma substância que cobre os pés das crianças, descartando o uso de sapatos e evitando que elas andem com cadarço desamarrado. Claro que não há um modo de tirar a substância e muitos anos depois Flint ainda aparece com a substância nos pés. Nesse tempo, ele inventou muita coisa, mas parece que nunca se interessou em inventar uma forma de tirar aquilo do seu pé. Sou o único a achar isso estranho?
Para animar todos na cidade, que se alimenta apenas de sardinha, ele inventa uma máquina que transforma água em comida. Ao contrário de todos seus outros inventos, justamente o mais difícil funciona, e ele se torna capaz de controlar o que vai chover. Hamburgeres, cachorros quentes, sorvete e pudim. Claro que nenhuma comida saudável aparece. Nem sequer uma verdura ou mesmo fruta. Somente comidas que todas as crianças sonham em comer.
Nas vozes originais, Bill Hader faz um trabalho competente como Flint Lockwood, mas Anna Faris não acrescenta nada na dublagem do desenho. Para os adultos, fica uma experiência entediante depois de um tempo. Todos os personagens parecem estereótipos ambulantes. Pelo menos visualmente. O pai é uma sobrancelha, Flint parece um nariz gigante. Para crianças uma diversão rasteira. Nem sequer uma lição de moral sobre alimentação ou riscos de comer muita besteira. E depois de um tempo não ficará sequer uma lembrança desse filme esquecível.

4 comentários:

  1. oi..gostei do seu estilo de resenhar. pq vc nao coloca um gadjet de seguidores? aí fica mais fácil te encontrar.

    ResponderExcluir
  2. com certeza nao eh sarcasmo!
    vou até tentar o nome do meu blog (você sabe como?) pq deve ser isso que afasta as pessoas.
    obrigada pela sinceridade em me alertar sobre isso.

    ResponderExcluir
  3. Puxa, o que sao os gostos... Tenho 53 anos (nao sou mais crianca), adoro animacao por computador (tenho a maioria delas guardadas), e gostei muito, mais muito mais do divertido "Cloudy With A Chance Of Meatballs" (para a qual voce deu nota baixissima) do que aquela porcaria insossa e chaterrima de "9" (para a qual voce deu nota alta).

    E, francamente, "licao de moral" ao final do desenho? Não tem nada mais sacal e corta-tesão do que isso... Personagem bom é personagem mau, como o Woody Woodpecker ou Bugs Bunny. Ainda mais se a lição moral for algum papo chatissimo de "comida saudavel", "ecologia", "salvar o planeta" ou coisa parecida. Nota zero para esse "ativismo militante" em filmes (como foi o caso de Avatar).

    ResponderExcluir
  4. Bem.
    Este levou nota 5 e o "9" levou nota 7. Nem um levou nota baixíssima como o outro não é uma nota alta e muito menos há uma diferença muito grande entre os dois. Só achei o segundo mais interessante.

    Quanto à moral, isso é duvidoso. Pra começar, segue abaixo uma lista que a AFI (American Filme Institute) divulgou sobre as melhores animações de todos os tempos:
    1. “Branca de Neve e os Sete Anões” (1938)
    2. “Pinóquio” (1940)
    3. “Bambi” (1942)
    4. “O rei Leão” (1994)
    5. “Fantasia” (1942)
    6. “Toy Story” (1995)
    7. “A Bela e a Fera” (1991)
    8. “Shrek” (2001)
    9. “Cinderela” (1950)
    10. “Procurando Nemo” (2003)

    Eu ainda incluiria nessa lista "Wall-e". TODOS esses desenhos tem moral. Se me disser que um "Toy Story" é menos interessante que este filme por ter moral, realmente não temos o que discutir já que nossos gostos são diferentes ao extremo.

    Concluindo: Eu acho que animações devem ter moral sim. Mesmo Pernalonga e Pica pau chegam a levar até tiro na cara para aprenderem que seus atos tem consequências. Além disso, eu moro no RJ, o que mais tem aqui são os metidos a malandros como esses personagens do que pessoas tentando fazer o que é correto. Isso é irritante e não é engraçado. Se as crianças desde pequenas preferirem esse caminho, o mundo só piora. VOCÊ não precisa aprender sobre moral. Crianças, maiores consumidoras deste tipo de produto, que ainda estão formando seu caráter precisam. E nem adianta me dizer que educação vem de casa que todos sabemos que isso não é exclusividade. Sou muito mais adepto do "macaco vê, macaco copia". Então, me desculpe se eu quero que as crianças vejam coisas melhores, mas vou continuar querendo.

    Abraços.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...