quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

PONYO


NOTA: 9.
"Ponyo ama Susuke. Eu vou ser humana também." Ponyo

Muitos não devem reconhecer o nome de Hayao Miyazaki, mas ele é o animador japonês mais famoso do mundo e autor de A viagem de Chihiro, que há alguns anos atrás venceu o Oscar de melhor animação, infelizmente o único de seus desenhos que lembro ter sido lançado decentemente nos cinemas por aqui. Os mais desavisados podem pensar que de lá pra cá ele não fez não mais nada, mas isso não é verdade. Este senhor de 68 anos realizou outros 7 desenhos até chegar em Ponyo, e claro que nenhum desses, assim como este próprio não chegaram às telas de cinema. Diferente de seu lançamento nos EUA, onde o lançamento do desenho foi supervisionado por John Lasseter (um dos fundadores da Pixar e diretor dos dois Toy story) e contou com vozes dubladas por Liam Neeson, Matt Damon, Cate Blanchett, Tina Fey, um irmão Jonas e a irmã mais nova de Miley Cyrus. Que diferença.
Miyazaki disse que todos seus desenhos envolvem terra, água e ar. Talvez isso seja por sua imensa capacidade de conseguir criar mundos tão fantásticos com esses elementos. E todos feitos à mão ainda, da mesma forma que Branca de Neve e todos aqueles desenhos de antigamente. Aqui, ele conta a história de um pequeno peixe que sai para descobrir o mundo. Conforme descobrimos depois, ela (o peixe) é filha de um humano, Fujimoto, que vive debaixo d'água. Na superfície, ela é encontrada por Sosuke, que cuida dela, mas eles são separados pelo pai que recupera a filha. Ponyo, porém, é voluntariosa e deseja ficar com o garoto. Ela o ama. Ela quer ser humana.
A história é simples mas apresenta uma profundidade enorme. Envolve até mesmo mudanças climáticas por conta dos atos de Ponyo. Ela não faz por mal. Claro que não. Que criança toma alguma atitude pensando nas consequências de seus atos? Ela apenas quer ser feliz e é isso que o desenho representa. Na verdade, é bom ver um desenho como esse que trata da felicidade. A maioria dos desenhos de hoje, sejam bons ou ruins, costumam vir agora com um certo tom melancólico. Há sempre alguma coisa que deixa uma certa tristeza no ar em algum momento. Não aqui. Não há mortes nem mesmo pessoas doentes. É um desenho dos mais felizes que assisti nos últimos tempos. Para público infantil sim, mas maravilhoso.
Infelizmente o desenho só está disponível em DVD importado, o que significa que apenas algumas locadoras o terão para aluguel. Mas se houver a possibilidade, sugiro que alugue. Este desenho é ótimo para crianças de qualquer idade. E quando digo qualquer idade, quero dizer que não importa qual seja a sua idade.

3 comentários:

  1. Assino embaixo. Um dos melhores filmes que vi e a resenha está muito bacana.

    ResponderExcluir
  2. Hoje em dia ( 2014), em era de smart tv e internet, o filme está disponível no Netflix, uma tv online, que sai muito mais barato do que alugar os filmes numa locadora. Está dublado e vale realmente a pena, este diretor é sensível e maravilhoso.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...