segunda-feira, 23 de novembro de 2009

AS CRÔNICAS DE NÁRNIA: PRÍNCIPE CASPIAN


NOTA: 6.
"Tudo que você conhece está prestes a mudar." Dr. Cornelius

Grande parte do que li sobre esse filme era se ele era melhor ou pior que seu antecessor. É o tipo de discussão que costuma acontecer com continuações e alguns consideravam melhor e outros pior. Eu confesso que não pude compará-los muito bem por os achar completamente díspares. O primeiro filme primava muito pela magia e falhava muito nas cenas de ação, o segundo tem cenas de ação maiores e mais caprichadas mas falha na magia. O melhor depende se o espectador prefere ação ou magia.
Em relação ao primeiro filme, esse se passa centenas de anos depois em Nárnia e alguns anos no nosso mundo. Os Narnianos sobreviventes vivem escondidos depois de terem sido escorraçados pelos Telmarinos, que agora dominam o mundo. Se você não sabe a diferença entre um e outro não pergunte a mim, já que não é explicado no filme e tampouco li o livro para saber. Só posso dizer que visualmente os Telmarinos são parecidos com os humanos e os Narnianos são todo o resto.
Um Lorde, Miraz, cria um plano para assassinar o príncipe (o tal Caspian do título) e colocar seu herdeiro recém nascido no lugar. O príncipe consegue fugir e se refugia entre os Narnianos e convoca os reis da antiguidade (os irmãos Pavensie, que tem 1.300 anos de vida acumulada em seus corpos juvenis) para ajudá-lo a recuperar seu trono.
Tudo é maior nesse segundo capítulo, incluindo as batalhas e os efeitos especiais (apesar do leão Aslan continuar meio falso), mas as batalhas apesar de maiores são mais cansativas também. Os produtores devem ter ficados felizes com o envelhecimento dos atores, já que todos estão mais adoráveis. Fotogênicamente falando, já que nenhum deles é capaz de transmitir empatia para seus personagens.
A verdadeira falha do filme, reside na falta de magia, sem ela é difícil de acreditar que um dos melhores guerreiros é um camundongo e que um adolescente possa liderar um exército. Principalmente que os guerreiros o continuem seguindo mesmo depois de seus (inúmeros) erros. Para mim fica sempre a certeza do brilhantismo de O Senhor dos Anéis, que conseguia balancear todos os fatores da história, seja em efeitos especiais, drama, cenas de ação e todo o encanto que a história precisa. Uma pena que tudo que seja feito no mesmo gênero pareça uma obra mal acabada da adaptação da trilogia de Tolkien. Parabéns a Peter Jackson (idealizador da trilogia).

The Chronicles of Narnia: Prince Caspian. Ano: 2008. Duração: 150 minutos. Com: Ben Barnes, Georgie Henley, Skandar Keynes, William Moseley e Anna Popplewell. Direção: Adrew Adamson; Roteiro: Andrew Adamson, Christopher Markus e Stephen McFeely; Música: Harry Gregson-Williams; Fotografia: Karl Walter Lindenlaub; Edição: Josh Campbell e Sim Evan-Jones.

Um comentário:

  1. Um narniano é todo aquele que nasceu por exemplo em cair paravel, narniano acredita em aslan e também se for um animal ele fala, a magia predomina aquele lugar.
    Telmarinos são os humanos, pra ser sincera.
    sem duvida o livro é muito melhor, é muito detalhe... C.S.LEWIS é muito perfeccionista em detalhes, eu adoro os livros dele, comprei um que pra ler o livro tenho que fica com um dicionário do lado pq é muito difícil compreender.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...