segunda-feira, 1 de julho de 2013

GUERRA MUNDIAL Z - WORLD WAR Z


NOTA: 8.
- Se você pode lutar, lute. Esteja preparado para tudo. A guerra está só começando.

De tempos em tempos os zumbis sempre voltam para nos atormentar. Seja na televisão, seja nos cinemas. Não faz muito tempo, Zumbilândia mostrou uma trama divertida e despretensiosa. Na TV, The Walking Dead mostra um mundo pós-apocalíptico onde vemos as interações entre os sobreviventes. Podemos até questionar a falta de originalidade em um blockbuster, mas se começarmos a fazer isso onde iremos parar exatamente? Os filmes de verão não são famosos por serem os mais originais. E se compararmos que outras atrações incluem continuações como Star Trek e super-heróis como O homem de aço, esse até que é o mais original.
É livremente adaptado de um livro. O filme não traz nada de novo, nem tenta fugir de ser um mero filme de escapismo, mas é tão bem arquitetado que surpreende e até mesmo emociona nos momentos necessários. Isso porque foi bem construído. As cenas iniciais mostram estranhas doenças se espalhando pelo mundo. Logo na abertura, Brad Pitt já se vê obrigado e proteger sua família contra um um ataque de zumbis que perseguem impiedosamente. Nessa abertura, já vemos as destruições de grandes cidades, deixando o intimismo mais presente no final. Essa estrutura funciona melhor que ao contrário do estamos acostumados a ver.
A presença de quatro diferentes roteiristas quase nunca é um bom sinal. Geralmente, indica as tais "diferenças criativas" e problemas de produção. É muito provável que este seja o problema aqui também, mas é tudo tão bem feito que se esses problemas existiram não consigo ver nas telas. Talvez o problema mais visível seja apenas numa cena do clímax onde uma propaganda é empurrada goela abaixo no pior merchandising que lembro de ter visto nos últimos anos. É tão constrangedor, que seja lá quanto a marca pagou, funcionou negativamente.
Ajuda muito ter um astro do calibre de Brad Pitt, que é respeitável e muito talentoso. Ele segura o filme do início ao fim com muita eficiência e nos deixa sempre torcendo por ele. Para um filme como este, é necessário que tenhamos empatia com o personagem principal logo de cara, ou ele pode ser apenas mais para morrer. Ao seu lado, temos o talentoso e eclético diretor Marc Foster (Quantum of solace, O caçador de pipas, Em busca da terra do nunca). Pode não ser um dos melhores diretores em atividade, mas é competente e sabe dar emoção as cenas quando necessário.
Se há algo que realmente chama a atenção neste filme, é a movimentação que os zumbis tem. De uma forma que não lembro de ter visto antes. Em Extermínio, já tínhamos alguns monstros que corriam insanamente atrás dos vivos, mas aqui isso atinge um novo patamar. Gerados por computador em muitos casos, eles são interessantes e assustadores ao mesmo tempo. E se movem de um jeito jamais visto. Só isso já pode ser o suficiente para assistir o filme. Porque ainda que a história desse filme não vá ser lembrada, os movimentos desses seres vão ficar na memória por um bom tempo.

Um comentário:

  1. Oi adorei.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...