terça-feira, 8 de maio de 2012

ANJOS DA LEI - 21 JUMP STREET


NOTA: 8.
- Eu sei o que estão pensando: capitão negro e nervoso. Adivinhem? Eu sou negro a ralei muito pra ser capitão. E algumas vezes eu fico um pouco nervoso. Então me chupa.

Esse filme é baseado em uma série que foi ao ar durante o final dos anos 1980 e início dos anos 1990. Lembro de ter assistido ao longo de minha infância mas tenho poucas recordações dela. O que me veio em mente, é que tirando o fato de ser uma série que revelou Johnny Depp, não há muito do que lembrar. Aproveitando o fato de não parecer ter uma grande demanda, aproveitaram o plot da série, abandonaram uma fidelidade à ela e transformaram em uma boa comédia. 
Acompanhamos a velha fórmula da estranha dupla, que aqui são Schmidt (Jonah Hill) e Jenko (Channing Tatum). Eles estudaram no mesmo colégio, onde Jenko era um garoto popular e Schmidt o nerd que ele humilhava. Eles se encontram anos depois na academia de polícia, exceto que dessa vez se unem para conseguir passar pelos exames. Um ajudando na parte física e outro na parte teórica. O filme não gasta muito tempo explicando a relação dos dois, sabemos apenas o suficiente.
Depois de um começo nada promissor patrulhando parques de bermuda e andando em bicicletas, eles conseguem efetuar uma prisão, mas como fazem tudo errado o meliante é solto imediatamente. Beirando a incompetência, eles são mandados para trabalhar infiltrados. E por parecerem novos, trabalham infiltrados dentro de um colégio onde está sendo distribuída uma nova droga responsável pela morte de um dos alunos. Seu capitão é Dickson (Ice Cube), que não parece acreditar que nenhum deles possa servir para alguma coisa.
Geralmente, os alunos de colégio parecem ser muito velhos para ainda estarem estudando. E aqui não é diferente. Apesar do capitão achar que eles parecem adolescentes, a verdade é que eles realmente parecem mais vellhos. A vantagem do filme é usar o fato para brincar com a situação. Não apenas o roteiro brinca com a impossibilidade de eles se passarem por adolescentes, como há várias piadas contra os próprios personagens. Até mesmo, quem poderia imaginar a dupla se passando por irmãos?
A confusão começa quando eles trocam as identidades um do outro. Cada um tinha suas aulas marcadas de acordo com a personalidade deles, e cada um terá agora que se virar fora de seus ambientes naturais, seja Jenko tendo aulas de química avançada ou Schmidt tendo aulas de teatro interpretando Peter Pan (o que além de parecer não ter a idade apropriada, também não parece ter o peso certo). Os dois terminaram o colegial de maneira insatisfatória e agora terão uma segunda chance.
Infelizmente, este é um filme de comédia com ação, o que faz com que tenha que ter cenas de ação. Infelizmente, porque o que costumamos ter em filmes desse porte são cenas de ação pouco interessantes. Existem algumas exceções, mas não é este o caso. Mas tirando essas cenas, o resto do filme funciona muito bem. O mais importante é que ele é um filme muito engraçado. No geral, acabou sendo um filme muito melhor do que achei que seria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...