quarta-feira, 30 de novembro de 2011

PAPAI NOEL ÀS AVESSAS - BAD SANTA


NOTA: 9.
- Você não vai conseguir ir no banheiro direito por uma semana.

Este filme tem roteiro da dupla que dirigiu e escreveu Amor a toda prova, onde mostraram maturidade para contar uma linda história sobre um casal há muito casados que estão se separando. Antes de realizarem isso, porém, eles mostraram um humor negro muito interessante em O golpista do ano (filme sobre os golpes dados por um vigarista para ter dinheiro para sustentar seu namorado) e aqui, onde pervertem a figura do Papai Noel.
Claro que não estamos falando de um Noel de verdade, mas sim de um homem, Willie (Billy Bob Thorton),  que se veste todo ano e fica em shoppings com crianças sentadas em seu colo escutando o que elas querem ganhar de presente no natal e tira fotos com elas. Ele é também um arrombador de cofres depressivo, alcoólatra e viciado em sexo (especialmente no tipo não convencional) que usa esse disfarce apenas para roubar os shoppings onde trabalha junto de um anão fantasiado de elfo.
Não é difícil de descobrir que alguém vai aparecer na vida dele para que ele comece a pensar numa vida diferente, mas mesmo isso não acontece da maneira convencional. Ele não é bonitinho e ele não é esperto. É um menino beirando a obesidade e que apresenta um QI claramente abaixo da média. Ele segue Willie como se fosse um estranho modelo para seguir, e se não fosse como é provavelmente não alcançaria nosso anti-herói.
Vale ainda ressaltar, que o nível de Willie é tão baixo, que qualquer melhora já é alguma coisa. Estamos falando de um homem que grita e xinga crianças, mija nas próprias calças com preguiça de ir no banheiro e transa com mulheres nas cabines de experimentar roupas das lojas. E não levem isso mal, são todos esses motivos que fazem o filme ser bom. É doentio, sem limites para o absurdo e ao mesmo tempo muito engraçado de assistir. E grande parte disso é a atuação de Thorton como esse Papai Noel doentio. 
Com tanto filme igual sendo lançado ano após ano, é bom olhar para trás e ver que algumas vezes algumas pessoas estão dispostas a fazer alguma coisa diferente. Eu não gosto do filme apenas por isso, realmente acho que é muito interessante, mas ter essa característica com certeza melhora um pouco as coisas. As regras morais de Hollywood vão caindo pouco a pouco, mas quase nunca você encontra um filme que esteja disposto a ir contra todas elas.
O filme é dirigido por Terry Zwigoff, cuja filmografia eu admito que desconheço. Talvez nas mãos de um diretor um pouco mais talentoso e, principalmente, mais audacioso, o filme poderia render risadas ainda maiores. Ele prepara muito cada piada com longas pausas, enquanto comédias tendem a depender mais de ritmo que qualquer outra coisa. Ainda assim se trata de um filme muito interessante e que não me arrependi nem um pouco de ter revisto. Assim como antes, novamente me rendeu boas risadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...