quarta-feira, 23 de novembro de 2011

ABUTRES - CARANCHO


NOTA: 8,5.
- Era algo simples. Tinha que dar certo, mas deu errado.

A Argentina continua produzindo filmes muito interessantes, e pra variar com filmes estrelados por Ricardo Dárin. Ele tem uma capacidade especial de interpretar personagens meio "podres". Não sei se essa seria a palavra correta, mas a questão é que não importa o personagem, ele consegue passar um ar de nobreza a eles. O que é muito importante, porque não importa o que ele faça, acabamos sempre torcendo para ele. 
Aqui ele é um advogado, Sosa, que perdeu sua licença. Enquanto não consegue recuperar o direito para trabalhar novamente na profissão, ele serve como abutre para uma firma corrupta. O abutre, no caso, fica correndo em hospitais e atrás de ambulâncias pessoas acidentadas que possam processar alguém e render dinheiro de indenizações para a firma. Nesse processo ele acaba se envolvendo com uma médica chamada Luján. Os dois tragados nessa cidade campeã de acidentes.
Poucos personagens são tão adequados um para o outro quanto esses dois. Ela pode ter mais ética que Sosa, ela também não é isenta de ter seus defeitos. Querendo terminar rapidamente as horas que deve alcançar até que possa ser efetivada no cargo de médica, ela se mantém em seus plantões à base de remédios que a deixam acordada mas não totalmente alerta. Isso faz com que cometa erros que quase acabam por matar alguns de seus pacientes.
É a relação dos dois que mantém o filme em seu eixo. Especialmente para o personagem de Sosa. É quando ele finalmente consegue se envolver emocionalmente, que ele realmente percebe que sua vida não está como deveria ser. É por causa dela que ele resolve que deve fazer alguns reparos para acertar sua vida. Não é apenas uma licença para trabalhar que vai mudar isso. Mas ela também sabe que deve ajudá-lo nessa nova jornada.
O filme anterior de Dárin a aparecer por aqui, foi o maravilhoso O segredo de seus olhos, mas não devemos comparar os dois. Esse filme não é tão bom quanto o anterior. Na verdade, poucos conseguem essa proeza. Não por acaso, não conseguiu chegar a ser indicado ao Oscar. Ainda que mostre um submundo interessante, ele peca por não ter uma história coesa o suficiente. 
Para a sorte do filme, e para a nossa também, Dárin está acostumado a interpretar personagens que devem acertar as contas com o seu passado. Ele nos segura por entre ambulâncias, salas de emergência e muita violência. E ainda por cima ele se encontra em ótima companhia. Se não vale totalmente a pena pela história, com certeza esse filme merece ser visto pelas atuações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...