terça-feira, 8 de novembro de 2011

O ÚLTIMO EXORCISMO - THE LAST EXORCISM


NOTA: 7,5.
- A bíblia está repleta de demônios. Se você acredita em Deus, você tem que acreditar no Diabo. O próprio Jesus era um exorcista. Então, se você é cristão, se acredita em Jesus, você tem que acreditar nos demônios.

Segundo somos informados pelo personagem principal, o exorcismo nunca deixou de existir. Ele diz que muitas pessoas podem pensar que está "fora de moda". Que não é mais necessário ou que até mesmo deixou de ser usado porque todas as curas são feitas agora com base na ciência, mas a verdade é que atualmente o exorcismo está sendo mais realizado do que já foi anteriormente.
Esse personagem que nos informa esse fato, é Cotton Marcus. Ele é um showman que ganha a vida como pastor de uma igreja. Seus sermões são recheados com truques de mágica e outros subterfúgios para distrair a platéia. Ele subestima tanto seu "público", que promete para a câmera que está o filmando que vai colocar uma receita de bolo no meio do seu sermão e realmente o faz. E todos ainda dizem amém. Ele prega, mas não acredita no que diz.
Sendo assim, ele não acredita em demônios ou mesmo nos rituais de exorcismo. Desde o início do filme, o vemos com o principal personagem de um falso documentário. O objetivo de Cotton é expor o ritual como uma fraude que pode prejudicar pessoas que realmente acreditam nisso. Que tem fé que essas coisas são reais.
Assim ele pega uma carta e segue para a fazenda de um viúvo que lhe escreve dizendo que sua filha está possuída. Seguido de um câmeraman que nunca aparece e uma mulher que faz o som do documentário, ele conhece Nell, uma doce menina que parece estar estripando inúmeros animais da fazenda, incluindo bois e alguma galinhas. Ela, segundo é dito, simplesmente acorda com suas roupas encharcadas de sangue sem saber o que aconteceu na noite anterior.
O filme é baseado em um documentário feito em 1972, vencedor do Oscar, que acompanhava uma espécie de turnê realizada por um pastor pentecostal pela América. Tendo essa base, o filme tem forte apoio emocional e dramático. O suficiente para automaticamente criar grande apoio da platéia. Melhor ainda, ao contrário do que o personagem faz com seus fiéis, o filme nunca subestima a inteligência do espectador. É assim que ele vai nos levando cada vez mais fundo dentro daquele universo um tato bizarro.
Filmando ao estilo que A bruxa de Blair tornou famoso, em que uma única câmera segue os personagens e é operada por eles, o diretor até consegue um efeito muito mais interessante que os outros filmes costumam empregar ao (já massacrado) gênero. Ele consegue contar a história de maneira limpa e eficiente, e somente no final é que o filme escorrega e cai na cilada que parece ter se tornado obrigatória em filmes rodados dessa maneira. 

4 comentários:

  1. Achei horrível. Filme sem nexo e preguiçoso, não assusta em momento nenhum.

    http://cinelupinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. O filme é massa até aquele final podre, digno daquela bomba The Wicker Man com o Nicholas Cage...

    ResponderExcluir
  3. Rafael W.:
    Não diria que é preguiçoso.
    Desses filmes que usam essa linguagem de câmera, é o que mais se preocupou em contar corretamente uma história.
    E olha que nem sou fã desse tipo de filmagem.

    Rafael Barbosa:
    Pois é.
    É o vício de "A bruxa de Blair".

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Vor falar, eu acredito em coisas assim como aconteceu no filme. Mas quando o filme ficou realmente serio em termos maliguinos, faltou por parte do exocista muita fé e coragem de fazer o certo. Quando realmente decidiu fazer algo foi tarde de mais... Mas o filme é otiml de se assistir, é como o sempre falo, existe coisas boas e coisas ruins...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...