quinta-feira, 1 de setembro de 2011

O HOMEM DOS OLHOS FRIOS - THE TIN STAR


NOTA: 7,5.
- Um homem decente não deve querer matar, mas se você vai atirar, atire pra matar.

Certos personagens são característicos em determinados gêneros. No caso do faroeste, se encontravam dois tipos muito comuns. Um deles é o herói relutante. É o sujeito que mesmo que não queira ser herói, eventualmente não consegue fugir da sua sina. O outro é o convicto. Aquele que sabe que deve realizar suas obrigações mesmo que isso lhe custe a vida. Neste filme temos os dois exemplos, representados pelos personagens de Hickman e Owens.
Hickman (Henry Fonda) é um caçador de recompensas que chega numa cidade para coletar o prêmio por um criminoso que matou. O xerife da cidade é Owens (Anthony Perkins, antes de se eternizar nos cinemas como Bates), que está no cargo de forma provisória depois da morte do xerife anterior. Somente uma outra pessoa na cidade queria o emprego: Bogardus, homem de personalidade duvidosa e que também é primo do homem morto trazido por Hickman.
Hickman costumava ser um xerife em uma cidade, mas quando precisou de ajuda todos lhe viraram as costas. Por isso leva agora uma vida mais cínica, somente caçando bandidos que possam lhe dar algum lucro. O contrário de Owens, que mesmo com a insistência da noiva para abandonar a função vai se manter no cargo por quanto tempo tiver que ficar. Ele acredita que pode fazer a diferença na vida das pessoas e ser respeitado por isso. Melhor ainda se contar com os ensinamentos de Hickman para se manter vivo por mais tempo.
Como todos na cidade parecem desprezar a profissão de Hickman, ele depende da boa vontade de uma viúva que mora com seu filho. Ela própria não é muito bem vista na cidade por ter sido casada com um índio. De cara, fica claro que ninguém gosta de índios pelo modo como tratam seu filho, agora vamos descobrir que o próprio Hickman também não gosta. Ele achava que o garoto tinha pai mexicano, quando descobre a descendência do garoto sua expressão muda totalmente.
Claro que os filmes naquela época não guardavam muitas surpresas. É óbvio que Hickman vai criar grande afeição pela família que está lhe dando abrigo, quanto seu modo de vida cínico vai por água abaixo com a convivência com o jovem xerife. Assim como o xerife terá seu teste de fogo contra Bogardus, o único que parece ameaçar a paz daquele lugar.
Mesmo na época, a história já era um tanto quanto batida, mas ainda assim consegue prender bem a atenção. Junto a isso, o filme tem interpretações bem precisas de Fonda (a melhor coisa do filme), e Perkins me surpreende no papel do jovem aprendiz. Não é difícil de perceber porque foi escolhido como o vilão de Psicose, ele é realmente um ator de talento capaz de fazer mais do que apenas um psicopata.
Não é um dos melhores filmes do diretor Anthny Mann (El Cid), mas é um bom faroeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...