segunda-feira, 19 de setembro de 2011

HITCHCOCK TRUFFAUT 20: JOVEM E INOCENTE - YOUNG AND INNOCENT (1937)

Para ler o que já saiu de Hitchcock Truffaut, clique aqui.



NOTA: 8.
- Tem uma coisa que deveria fazer. Me agradecer por empurrar seu carro.

Depois de fazer um filme com um tema mais pesado, Hitchcock se volta para uma história mais ingênua em que  tenta ser mais divertido. Para isso, ele conta com um casal protagonista mais jovem que segue sendo perseguido. A tônica dominante segue: um homem acusado de um crime que não cometeu.
Este jovem é Robert Tisdall, acusado pela morte de uma mulher encontrada morta na praia. Na verdade, ele é o primeiro a encontrar o corpo, mas como corre atrás de ajuda, é visto como se estivesse fugindo da cena do crime. A única maneira que encontra para escapar desta situação, é fugir para ir atrás de uma pista que pode livrá-lo da acusação. Sendo procurado por toda a polícia, sua única ajuda é a filha do delegado que acaba por simpatizar por ele.
No lançamento nos EUA, o filme ganhou o nome de A girl was young, e o diretor lamenta que tenham retirado uma única cena no filme, que ele considerava a própria essência do filme. É uma cena em que a moça leva o rapaz para uma festa na casa de uma tia sua onde está tendo um aniversário. Durante uma brincadeira de cabra cega, a tia que está vendada tenta alcançar os dois para não deixá-los sair da casa. Ainda que pareça boba, é uma cena de suspense bem interessante.
Como Truffaut diz: "do mais afastado para o mais perto, do maior para o menor". Ele nos faz saber mais que os personagens dentro do filme, para que possamos torcer pelo desenvolvimento de como a situação vai se resolver. Eles estão procurando um homem com um tique específico em um grande restaurante. Nós sabemos onde ele está, eles não. Aí que se estabelece o suspense. Como é que os mocinhos vão descobrir onde está esse homem.
O filme chega a ser bem divertido, mas é constantemente limitado pela falta de carisma de seus personagens principais. Uma pena, já que poderia ser um dos filmes mais divertidos do diretor dessa era. A cena final do restaurante é simplesmente brilhante e segura a atenção da platéia por puro talento do diretor. O típico talento de Hitchcock, que ao contrário do que o nome sugere, não é nada inocente em suas mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...