sábado, 18 de setembro de 2010

A RESSACA


NOTA: 7.
"Eu realmente tenho que ser o babaca a dizer que a gente entrou nessa porcaria e voltamos no tempo?" Jacob

Eu não esperava muita coisa deste filme. Quer dizer, o título nacional foi roubado do nome de outra comédia, Se beber não case (The hangover, no original) e o nome original do filme não inspira grande coisa. Quer dizer, você iria desavisado pro cinema assistir algo como "Banheira quente máquina do tempo"? Não acredito nisso. Talvez por isso o filme inspire tanta confiança no seu potencial em manter um nome como esse. Isso e talvez pelo fato do nome de John Cusack não estar associado a filmes ruins. Pelo menos não geralmente.
Três amigos de infância se reencontram. Um deles, Lou (Rob Corddry), ficou cantando músicas na garagem com o carro ligado e quase morreu. No hospital os médicos viram o incidente como uma tentativa de suicídio e chamaram os amigos para ajudar o alcoolátra e depressivo Lou. Os amigos, porém, não estão em melhor fase: Adam (Cusack) acabou de ser abandonado pela esposa e Nick (Craig Robinson, da série The office e em Segurando as pontas) é dominado pela esposa e sempre pensando que podia ter tido uma carreira musical.
O trio depressivo, mais o sobrinho nerd de Adam, Jacob (Clark Duke), partem para uma viagem onde eles tiveram dias mais felizes. Eles vão para onde passaram umas férias nos anos 80 e inclusive pegam o mesmo quarto que usaram na época. A cidade hoje está abandonada e nada se parece com a da época em que conheceram e os 4 acabam se embebedando na tal banheira do título, que os transporta de volta para os anos 80 e os péssimos cortes de cabelo e as roupas bregas.
Aí o filme parte para a comédia escrachada. De qualquer jeito que possa imaginar, sexual, escatológica e non sense. Cada cena do filme é recheado de piadas (ás vezes, recheado até demais) sobre cultura pop da época entre outras coisas. Em uma cena um deles chega a declarar: "Tudo que tínhamos era Reagan e AIDS." O que eles realmente descobrem rapidamente é que os bons e velhos tempos não eram tão bons assim, então resolvem que tudo que devem fazer é repetir o que fizeram anos atrás e arrumar um jeito de voltar para o presente.
O filme ainda presta uma homenagem ao filme De volta para o futuro, tendo em seu elenco o ator Crispin Glover (o pai de Marty McFly) e também a John Huges com a presença de outro ícone das comédias dos anos 80, Chevy Chase (da série Férias frustradas). Para os que viveram essa época fica um sentimento de nostalgia, mas mesmo para os mais novos fica a garantia de diversão. Talvez esteja um pouco abaixo do nível de Se beber..., mas ainda assim uma boa comédia e provavelmente o filme mais divertido da carreira de Cusack.

Um comentário:

  1. Ainda acho que a melhor frase do filme é: "De que cor é o Michael Jackson?". Pergunta que deu a eles a certeza de que estavam no passado, rs.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...