NOTA: 8.
"E eu agradeço a Deus, por minha alma inconquistada, sou mestre do meu destino, capitão da minha alma." Mandela, recitando o poema que dá nome ao filme.
Depois de ver o filme, a maioria deve pensar que a escolha do diretor Clint Eastwood para este filme é no mínimo inusitada. Acostumado a contar histórias de vingança, aqui ele conta uma história de superação através do esporte que ajudou a unir uma nação. Mandela, mesmo depois de sair da prisão, não tem esse instinto de vingança. Diferente de muitas pessoas que trabalham para ele.
A história começa logo depois da eleição de Mandela. O país se encontra totalmente dividido entre negros e brancos. Se antes os negros não estavam satisfeitos com a presidência, agora são os brancos que não estão satisfeitos. Um treinador de rúgbi declara a seus atletas, todos brancos, que o país está largado aos cães enquanto do outro lado da rua, num campo de terra batido, a outra parte da população comemora a eleição de "um deles".
Caminhando na rua, Mandela lê no jornal acima de uma foto dele: "Ele pode vencer uma eleição, mas poderá governar um país?". "Uma pergunta pertinente.", ele diz. Mandela deve governar um país cuja uma parte da população não o quer lá. Essa é a sua principal preocupação, não por conta da sua imagem ou de sua popularidade, mas porque aquilo mostra a desunião de seu país. Antes de tudo ele quer uma única nação.
Para isso ele conta com a ajuda do capitão do time, Pienaar, que serve como intermediador entre os desejos de seus comandados e do presidente. Mandela chega a entregar para o capitão, um poema chamado Invictus, que o ajudou a enfrentar todos os anos que passou na prisão. Então a África do Sul passa de um time desacreditado que chegou a final do campeonato mundial para disputar contra um time tido como muito superior.
Claro que no final, o filme fica entregue aos jogos, o que é uma pena. Quer dizer, estamos falando de um personagem praticamente mítico, que é Mandela. Praticamente um santo. Passou 27 anos na prisão e saiu para liderar o país que o aprisionou. O que ele faz? Lidera o país com uma igualdade que chega a assustar. Realmente, Morgan Freeman era o homem certo para esse papel. Ele transmite uma paz e tranquilidade que saem da tela.
Esse é o único porém do filme. Estamos diante de uma situação que podia ser o suicídio político desse homem maravilhoso, e temos que aguentar um jogo desinteressante. Preferia mais Mandela e menos rúgbi, mas ainda assim é um bom filme de assistir.
Oi, Davidson, tudo bem? Você tem razão, minhas opiniões não seguem um curso lógico... hehehehe... Isso se deve ao fato de eu não ser uma especialista em cinema, nem uma crítica de fato. Mas desejo ser muito, mas muito mesmo, e há muito tempo. Só que por força das circunstâncias, não pude me especializar. Minhas críticas, na verdade, são mais baseadas em minha opinião pessoal de público do que de crítica mesmo. Tento me espelhar em alguns críticos, como a Isabela Boscov, por exemplo, mas o resultado sai sempre diferente... hehehehe... Meu e-mail é jnl.marciadenardi@gmail.com. Vou esperar seu e-mail para conversarmos melhor. Um abraço!
ResponderExcluirMárcia Denardi
Oie! Olha que acaso do destino: Uns dias atrás li artigo sobre esse filme redigido por William Douglas (O bambambam dos concursos públicos - sou estudante de direito). Escrevi um artigo sobre ele - ainda sem assisti-lo - para postar no meu blog (fiquei encantada com o poema). Hj, procurando uma resenha sobre outro filme - O leitor - achei seu blog e adorei o comentário sobre Invictus (que agora definitivamente preciso assistir). Estou se seguindo! =) www.resolvase.blogspot.com
ResponderExcluir...Gostei desse filme e concordo com a nota.
ResponderExcluireu adorei esse filme eu o vi na escola e no inicio achei q era só ma shistória besta mas depois fui me identificando com a história e me colocando no lugar da aquelas pessoas!
ResponderExcluiramei a sua nota
Obrigado pelos comentários.
ResponderExcluirEspero que continuem acompanhando.
oi preciso de ajuda minha professora passou esse filme e agora tenho q faser uma resenha se poderem me ajuda fikou grata com a ajuda
ResponderExcluirme manda por email quem pode me ajuda
natacha_aguia@hotmail.com esse é meu amail
Essa resenha não te ajuda?
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirbgd
ResponderExcluirsuelen
Amei me ajudou muito!
ResponderExcluirDe nada, Suelen.
ResponderExcluirE de nada, anônimo.
0iii eoo preciso fazer um trabalho de escola ( sacoo)¨¬¬ e tenho que assistir 3 filmes: mandela, hotel ruanda e invictus e comparar com um capitulo da minha apostila,ja assisti os dois primeiros vou assistir invictus hoje e essa resenha me ajudou bastante muitoo obrigado
ResponderExcluirbjoo ate
De nada.
ResponderExcluirQue bom que gostou.
Oii tudo bem?
ResponderExcluiramei esse resumo do filme
estou fazendo um trabalho de escola e eu preciso saber dos pontos negativos desse filme, pode me ajudar?
beijo!
Basicamente o que considero um problema é o que citei no último parágrafo.
ResponderExcluirEsperava var mais de Mandela e menos de Rugby, que além de tudo é um esporte chatíssimo. O mais interessante do filme deveria ser a vida de Mandela, e ele não deveria dvidir a tela com um capitão de um time.
O capitão do time mal tem lugar na história.
Desculpe por não poder ajudar mais, mas já tem tempo que assisti o filme.
mas o filme fala naum só do Nelson Mandela......e da para perceber....o filme é mais focado na parte do Rugby
Excluirminha professora falou q tem alguns filmes do mandela
Ainda assim, gostaria de ver mais Mandela.
ExcluirHJ IREI TER UMA PROVA SOBRE ELE...AXEI MUITO ENTERASSANTE
ExcluirDe fato o filme foca o esporte e nos deixa com um sabor que "quero mais" sobre a vida de Mandela, mas temos que entender que as mensagens foram passadas e colocadas em pratica no campeonato de rugby, na minha opnião um esporte chato, mas um esporte que prendeu uma nação e foi referência estratégia para o ínicio de uma união. Acredito que não teria como colocar o esporte em segundo plano, já que a mensagem estava sendo passada atravéz dele. Mandela não precisou de muito pra ter tamanho destaque, suas atitudes interpretadas por Morgam Freeman ganharam destaque por si só e, até essa "falta" de Mandela no filme desperta o desejo de saber mais sobre esse homem tão visionário.
ResponderExcluirNão concordo muito.
ResponderExcluirPodia-se mencionar o esporte sem mostrá-lo.
E com isso, mais Mandela.
rs
Abraço
assistir este filme na escola e gostei muito. serve de lição para todos que cometem erros.
ResponderExcluirtodos devemos ser perdoados. todos devemos ter outra chance!! isso é importante!!!
#patricia santos#
Tenho minhas dúvidas se todos merecem ser perdoados e terem uma segunda chance, mas...
ResponderExcluirLegal...Gente
ResponderExcluirno começo eu naum gostei mais depois qe assisti mais vezes começei a me identificar batante ... bkjs
ResponderExcluirSe não gostou, por que assistiu mais vezes?
ResponderExcluirrs
Beijos.
Eu gostei do jogo, ele movimentou toda uma nação.
ResponderExcluirEu estava torcendo por Mandela, não queria vê-lo triste caso o time perdesse.
Minha avó gostou muito desse filme.
ResponderExcluirMas eu adorei. Meu pai Hiper adorou. E minha mãe Super Hiper Extra infinitamente adorou.
Anônimo 1:
ResponderExcluirConcordo que mobilizou uma nação, mas para mim é um jogo pouco interessante. Tanto que praticamente inexiste por aqui.
Anônimo 2:
Sua mãe deve ter gostado mesmo...
o filme é ótimo!!!
ResponderExcluiré uma pena que vc ache o jogo desinteressante...
desde que comecei a jogar rugby esse esporte é, na minha concepção, o melhor que existe...
bjs
Realmente é um esporte que gosto pouco.
ResponderExcluirAssim como a maior parte do Brasil.
E mesmo se fosse um esporte universal, ainda queria ver mais de Mandela do que os jogos.
Acabei de receber uns comentários de uma professora citicando este blog, então acho melhor dizer que pode não ser uma boa idéia você o usar como referência.
ResponderExcluirPelo visto não sou muito querido por educadores.
Já as respostas de todas as perguntas, você pode encontrar vendo o filme e pesquisando sobre os assuntos.
Em geral, o wikipedia pode ser uma boa fonte de consulta.
Abraço.
Oi sou a Fran de Cuiabá MT
ResponderExcluirGostei muito do filme e de sua resenha
Faço o curso de Letras na UFMT e um professor solicitou que fizéssemos um trabalho sobre filmes de educação,mas como acho isso um saco resolvi ser criativa e fazer sobre o Invictus e suas idéias principais que é a motivação,união e preconceito.
Espero que ele goste!!!
Valeu
Também espero.
ResponderExcluirAbraços.
Oi minha professora me mando olhar esse filme e fazer uma resenha!!aff
ResponderExcluirse poder me ajudar ??
felipe88tst@hotmail.com
Já fui criticado por professoras.
ResponderExcluirMelhor não me usar como base já que não sou o preferidos delas.
rs
Oiie
ResponderExcluirtenho perguntaas desse filme para responder voce pode me ajudar??
gostei da resenha. vo fugir um pouco do assunto mas adoro rugby e futebol americano, porem cada um tem seu esporte favorito. abrçs
ResponderExcluirThaamý_Saantos,
ResponderExcluirDepende das perguntas.
Mande aí e a gente vê.
Anônimo,
Exatamente.
Cada um tem seu esporte.
Rugby não é o meu.
rs
Mas valeu por participar do bate-papo.
Abraços.
Obrigado, muito, muito, muito mesmo estava precisando de fazer um resumo sobre este filme na escola mas eu não prestei muita atenção, e agora eu estou salvo de tirar um zero, amo-te.
ResponderExcluirToma cuidado que teve uma professora reclamando aqui de mim.
ResponderExcluirAbraços.
gostei do site mt bom era o que eu queria
ResponderExcluireu tbm nao prestei a tençao na aula ai agora vo tira 10 eu espero sz :D
ResponderExcluirO filme não fala muito de Mandela pelo simples fato de que a temática do filme é mandela e o Rúgbi, o resumo ficou otimo, mas Ali não se tratava da história de Nelson é tanto que o filme se inicia depois da eleição de Mandela, antes disso tem muita coisa, pra Ver a História de Mandela assista Mandela-A Luta pela liberdade, aí é a História da Luta de Mandela.
ResponderExcluirkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirAdorei o Filme!
ResponderExcluirAdmiro gestores expressivos!
Sou Jogador de Rugby!
Muito Show!
Sinto muito discordar de vc meu caro, mas penso que o esporte mostrado no filme não é desinteressante como vc citou, haja vista que o rugby é a modalidade esporte mais disciplinadora que conhecemos. Importante observar que tudo isso só foi possível graças à manobra política e humana do sábio Nelson Mandela que se utilizou de um esporte até então elitista para acabar com as diferenças entre negros e brancos. Portanto, o esporte foi peça fundamental para todo o desenvolvimento da história do filme e consequentemente para o fim da segregação racial na África do Sul.
ResponderExcluirAh se vc não gostou deixa a opinião dos outros!!!!!!!!!
ResponderExcluiralguem sabe me disser a onde a conteceu o filme ????
ResponderExcluirMuito bom o resumo do filme, gostei bastante quero deixa aqui o endereço do meu site para vocês verem pode ser útil bit.ly/viver-de-negocios-online
ResponderExcluirApesar de ser um comentário de agosto de 2013, concordo plenamente com a fala da Fábio Alexandre, até porque estamos no ano de 2017e esse filme continua sendo indicado por muitas escolas na pessoa de muitos professores. Talvez o que está faltando é a leitura das entre linhas e do currículo oculto, que não é culpa do aluno, talvez falta de mediação do professor.
ResponderExcluirobg, ajudou muito sua resenha, como uma base mesmo, nao ligue pra UM professor que tenha discordado pq varias pessoas aqui gostaram inclusive eu, abraços
ResponderExcluir