segunda-feira, 24 de setembro de 2012

SHAME


NOTA: 10.
- Não somos pessoas ruins. Só viemos de um lugar ruim.

Não importa quantos parceiros Brandon (Michael Fassbender) tenha, sua vida é bem solitária e sofrida. Em uma cena, o diretor Steve McQueen usa apenas um close no rosto de Brandon. Pelas circunstâncias, sabemos que ele está tendo um orgasmo apesar da câmera não abandonar seu rosto, mas sua expressão é uma mistura de dor e desespero. Sua vida sexual, apesar de constante, não lhe traz mais prazer. Ele é movido a manter relações e apenas isso.
Durante todo o filme, não consegui descobrir qual é seu trabalho. Não parece importante para ele e portanto  pouco importante para nós. A única coisa que vemos é que ele trabalha num cubículo com um computador. Computador que teve que ser consertado por estar com um vírus proveniente de uma enorme quantidade de pornografia de todos os tipos. Claro que a culpa não vai para ele, tudo seu, incluindo o apartamento, é tão estéril e organizado que ele está acima de suspeitas.
Uma coisa me chamou atenção: ele não parece usar as pessoas. Elas são atraídas por ele, que se aproveita para satisfazer seus desejos. Ele nunca promete nada porque não tem interesse em relações ou mesmo de oferecer alguma coisa de volta. Sua única meta é atingir uma série de orgasmos durante o dia, seja fazendo isso sozinho em um banheiro ou com algumas das pessoas que ele conhece durante o dia. Ele não revela nenhuma emoção com isso, apenas segue sua rotina.
Fico impressionado como ele consegue afeição das pessoas, já que é extremamente frio com todos ao seu redor. Seu chefe adora o chamar pra sair depois do trabalho e parece gostar muito dele, sem perceber que não recebe muita atenção de volta. O comportamento não é diferente com nenhuma outra pessoa, sejam prostitutas, outros colegas de trabalho e até mesmo sua irma carente, Sissy (Carey Mulligan) que chega na cidade para passar alguns dias com ele.
Aliás, Sissy chega para perturbar sua paz. Demoramos um pouco para perceberem que são irmãos. Primeiros achamos que se trata de uma invasora, para depois passarmos a pensar que se trata de alguém que ele odeia. Isso tudo porque ele não tem uma palavra afeituosa com ela e depois de mandá-la embora somente a deixa ficar em sua casa porque ela não tem nenhum outro lugar para ir. Ela perturba sua privacidade. O que ele faz, ele não compartilha com ninguém.
Pela segunda vez vejo a parceria entre McQueen e Fassbender (o primeiro foi Hunger), e somente consigo ficar impressionado. Os filmes exibem muita coragem de ambos, e não consigo imaginar muitos atores que teriam a coragem de Fassbender. Apesar de realizar uma ação em que se preocupa por outra pessoa, o filme não sugere nada pra aliviar seu fardo. É um filme tenso que não recomendo para qualquer pessoa, mas com certeza é uma experiência muito interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...